Uso de papel pela Corregedoria do TJPB traz economia de 50% com impressão

1 de abril de 2013

O Corregedoria-geral do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, fez circular uma determinação que racionaliza o uso do papel em todos os setores da Corregedoria. A partir da agora, todas as folhas devem ser utilizadas dos dois lados (frente e verso).

A medida também alcança os documentos oriundos de outros órgãos. As partes em branco desses documentos, desde que não sejam remetidos para o arquivo e sejam objeto de estudo, serão utilizados para elaboração de minutas.

“Acreditamos que com essas iniciativas a economia de papel será de mais de cinquenta por cento. Estamos fazendo nossa parte, no tocante ao meio ambiente. Por outro lado, economizaremos tempo de trabalho e dinheiro em insumos”, comentou o diretor da Corregedoria, Aloísio Rodrigues Moura Filho.

A política de impressão frente e verso atende as normas do Comitê Brasileiro de Informação e Documentação (ABNT/CB-14). E está dentre as chamadas “normas verdes”. Segundo os ambientalistas, se compramos menos papel, menos árvores serão cortadas, e menos combustível será necessário para transportá-los.

Fernando Patriota