Unidades judiciárias devem se preparar para mais uma edição da SESBAPP

20 de abril de 2022

As unidades judiciárias da Justiça estadual paraibana já podem se programar para mais uma Semana Estadual de Sentenças e Baixa Programada de Processos (Sesbapp). No período de 2 a 6 de maio ocorrerá a 2ª edição do evento, que visa promover, duas vezes ao ano, esforços voltados ao arquivamento de feitos e assim, aumentar a produtividade e a celeridade, estimular o alcance das metas do CNJ e reduzir a taxa de congestionamento.

No Judiciário estadual paraibano, a Semana foi instituída pela Resolução Conjunta TJPB/CGJ nº 02/2021 e foi realizada pela primeira vez em novembro do ano passado. O resultado foi um incremento considerável de arquivamentos e sentenças durante o período: 6.853 processos arquivados e 5.586, sentenciados.

Os trabalhos foram comandados pelo juiz corregedor Fábio Araújo, que tem boas expectativas para mais essa etapa. “A expectativa é a melhor possível. É de poder incrementar a produtividade e dar celeridade ao andamento dos feitos. Para tanto, deve-se preparar os feitos para serem sentenciados e para a correção de movimentações”, antecipou, orientando as unidades a realizarem previamente a identificação de processos que poderão ser impulsionados durante a Semana.

Por Gabriela Parente