As unidades judiciárias da Justiça estadual paraibana já podem se programar para mais uma Semana Estadual de Sentenças e Baixa Programada de Processos (Sesbapp). No período de 2 a 6 de maio ocorrerá a 2ª edição do evento, que visa promover, duas vezes ao ano, esforços voltados ao arquivamento de feitos e assim, aumentar a produtividade e a celeridade, estimular o alcance das metas do CNJ e reduzir a taxa de congestionamento.
No Judiciário estadual paraibano, a Semana foi instituída pela Resolução Conjunta TJPB/CGJ nº 02/2021 e foi realizada pela primeira vez em novembro do ano passado. O resultado foi um incremento considerável de arquivamentos e sentenças durante o período: 6.853 processos arquivados e 5.586, sentenciados.
Os trabalhos foram comandados pelo juiz corregedor Fábio Araújo, que tem boas expectativas para mais essa etapa. “A expectativa é a melhor possível. É de poder incrementar a produtividade e dar celeridade ao andamento dos feitos. Para tanto, deve-se preparar os feitos para serem sentenciados e para a correção de movimentações”, antecipou, orientando as unidades a realizarem previamente a identificação de processos que poderão ser impulsionados durante a Semana.
Por Gabriela Parente