A utilização do Selo Digital já é uma realidade em todos os cartórios extrajudiciais do Estado da Paraíba. Atualmente, mais de 500 serventias usam essa tecnologia, que permite mais transparência, segurança e agilidade na informação dos atos cartorários voltados ao cidadão. A rápida expansão dessa iniciativa foi um dos principais motivos da comemoração dos cinco anos do Selo Digital. O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (12), no auditório do Complexo Judiciário, no Bairro do Altiplano, na Capital, com a presença de várias autoridades, magistrados e servidores do Tribunal de Justiça da Paraíba.
O presidente do TJPB, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, e o corregedor-geral de Justiça, desembargador Romero Marcelo da Fonseca, participaram da comemoração. O Selo Digital é fruto de Projeto de Lei de autoria do Poder Judiciário estadual, aprovado pelos deputados na Assembleia Legislativa da Paraíba e instituído pela Lei Estadual nº 10.132/13. Seu objetivo é aperfeiçoar o sistema de controle administrativo da atividade notarial e registral. O Ato nº 62/2014, da Presidência do TJPB, estabeleceu como obrigatório o uso do Selo.
De acordo com o presidente do TJPB, o Selo Digital representa a tecnologia a favor da produtividade, eficiência e segurança, permitindo um controle efetivo, por exemplo, do pagamento das taxas extrajudiciais, como também a garantia que o documento está devidamente autenticado, evitando a falsificação em quase 100%. “Fico muito alegre que o Selo Digital foi implantado na minha gestão como corregedor-geral de Justiça. É uma ação irreversível, que se perpetua e deve ser comemorada”, destacou.
A não utilização do Selo constituirá ilícito administrativo, sendo considerada falta grave a ser apurada na forma da legislação vigente, sujeitando o titular da serventia às penalidades da Lei Federal nº 8.935/1994, sem prejuízo das sanções civis e criminais.
Endereço – O Selo Digital conta com uma página no hotsite da Corregedoria-Geral de Justiça, hospedado no site do Tribunal de Justiça da Paraíba (www.tjpb.jus.br). Na página, a pessoa interessada encontrará todas as informações acerca da ferramenta: O que é o Selo Digital?, a legislação aplicada, notícias sobre o assunto, manuais, entre outras. A busca pode ser feita no portal do TJPB, no link Selo Digital, na parte superior da página principal, ou no link Corregedoria.
Por Fernando Patriota