Primeira fase de treinamento do PJe termina nesta sexta-feira na Corregedoria de Justiça

13 de outubro de 2014

pje6A primeira fase de treinamento do Processo Judicial Eletrônico (PJe) realizado na Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) será concluída nesta sexta-feira (10), com a capacitação de magistrados e assessores. Nessa terça-feira, quase 30 servidores da Diretoria, Secretaria, Gerência de Fiscalização Judicial e Extrajudicial, Protocolo, Arquivo e da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) tiveram o contato inicial com o programa e vão continuar usando o sistema como forma de fixar o conteúdo ministrado.

A Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça da Paraíba será a segunda do País a trabalhar integralmente com o PJe. Essa ferramenta tecnológica está presente apenas na Corregedoria de Pernambuco e na Corregedoria Nacional.
Quem acompanhou e participou de todo treinamento dos servidores da CGJ, inclusive com ministrante, foi o juiz-corregedor, Meales Melo. O magistrado disse que atualmente todos os sistemas da Corregedoria serão unificados com a implantação do PJe. “Isso vai gerar muita facilidade para gerenciar os processos e obter as informações necessárias por todos os interessados”, comentou.

Meales disse que depois de devidamente treinados, todos os servidores, assessores e magistrados terão a condição técnica de tramitar os processos exclusivamente pela via eletrônica. A medida vai ampliar o acesso ao público, pela possibilidade de reclamação direta e de acompanhamento processual pelos interessados, além de possibilitar a renovação do parque tecnológico da CGJ, a unificação dos sistemas e uma maior rapidez e segurança na tramitação processual.

A auxiliar judiciária da Corregedoria, Monyque Coutinho, participou do treinamento. Para ela, além de esclarecer a utilização dessa nova ferramenta de trabalho, foi dada a oportunidade de fomentar o debate entre os servidores acerca das mudanças de paradigma que a tecnologia vem proporcionando no ambiente laboral. “Diante do que foi exposto, essa nova tecnologia tende a unificar em todo o país a metodologia de trabalho dos tribunais com vistas a conceder uma maior segurança e transparência nos atos realizados dentro do processo judicial”, comentou a servidora.
De acordo com o servidor da Diretoria da Informação do Tribunal de Justiça da Paraíba, Halisson Torres, além de ministrar o primeiro treinamento para servidores, a aula serviu para a coleta de outros pontos inerentes às atividades da Corregedoria. “A equipe que foi treinada vai se familiarizar ainda mais com o sistema, até o próximo treinamento”, comentou. Ele disse, também, que os servidores demonstraram uma participação e interação massiva durante todo encontro. “Isso revela toda a receptividade a essa nova realidade”.

Por Fernando Patriota