Novidades no site da Corregedoria oferecem facilidades à população

31 de janeiro de 2017

Mais facilidade na busca online por cartórios extrajudiciais e na emissão de certidões eletrônicas são algumas das mudanças realizadas pela Corregedoria Geral da Paraíba para benefício da população.

Antes, para encontrar informações a respeito de cartórios extrajudiciais na Paraíba (como telefone para contato, horário de funcionamento, por exemplo) era necessário ligar para a Corregedoria ou acessar o site do Conselho Nacional de Justiça, onde é disponibilizado endereço, e-mail e telefone desses locais.

“Muitas vezes essas informações estão desatualizadas, o que leva a população a entrar em contato conosco”, explicou Sebastião Alves, gerente de fiscalização extrajudicial da Corregedoria. Com o novo sistema, que está disponível desde o dia 27 de janeiro de 2017, o interessado pode obter essas e outras informações no próprio site da Corregedoria, na área relativa ao Selo Digital de Fiscalização (http://corregedoria.tjpb.jus.br/selo-digital/).

As modificações são fruto da evolução da versão 2.0 do Selo Digital de Fiscalização Extrajudicial, importante solução tecnológica que tem por objetivo principal aperfeiçoar o sistema de controle administrativo da atividade notarial e registral, garantindo a transparência e segurança jurídica aos atos dos Cartórios Extrajudiciais.

Certidões – Outra novidade é a emissão de certidões negativas por empresas que participam de licitações. Para solicitar as certidões, os empresários tinham que se deslocar da sua cidade de origem para a Corregedoria. Após a mudança, o documento pode ser emitido no próprio site, acompanhado de um código de verificação para comprovar a autenticidade. “Essas mudanças trouxeram mais facilidade a quem utiliza os serviços da Corregedoria”, completou Sebastião Alves.Algumas atualizações foram realizadas para melhorar serviços antigos, como na área de cadastro dos cartórios, que beneficiam servidores e funcionários que atuam nesses locais.

Amyrane Alves (estagiária)