Membros da CGJ dialogam com gestores de municípios do Vale do Sabugi sobre Postos Avançados

19 de outubro de 2022

O corregedor-geral de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho, e os juízes corregedores Fábio Araújo, Aparecida Gadelha e Ely Jorge Trindade estiveram na Comarca de Santa Luzia e dialogaram, na última sexta-feira (14), com o juiz titular da unidade, Rossini Amorim, e com gestores e representantes da Prefeitura local e dos Municípios de Várzea, São José do Sabugi e Junco do Seridó sobre a instalação de Postos Avançados de Atendimento (PATJs) nos municípios que integram a comarca.

A expansão dos PATJs faz parte das ações implementadas pela atual gestão do TJPB, comandada pelo Presidente, desembargador Saulo Benevides. Como integrante da mesa diretora, o corregedor-geral vem levando a proposta a cada município do Estado visitado durante as atividades da CGJ pelas comarcas do Estado, a fim de promover maior acesso da sociedade ao Judiciário.

Na ocasião, as facilidades para instalação dos Postos foram esclarecidas perante os presentes, que se mostraram interessados na medida e se comprometeram com a instalação.

Ao elogiar a iniciativa, o juiz Rossini Amorim afirmou que os Postos Avançados são uma extensão do Poder Judiciário, que vai ao encontro dos jurisdicionados, por meio da parceria com as Prefeituras. “Os PATJs trazem um ganho enorme para as comunidades agraciadas, facilitando o acesso dos munícipes ao Poder Judiciário, por meio de atos por videoconferência, sem necessidade de deslocamento dos jurisdicionados até a sede da Comarca, o que implica em contenção de despesas com transporte e ganho de tempo, que é um capital caro na vida de qualquer um”, explicou.

Também estiveram presentes o prefeito de Várzea, Otoni Costa de Medeiros, o prefeito de Junco do Seridó, Paulo Neide Melo Fragoso, o chefe de Gabinete da Prefeitura de Santa Luzia, Valdomiro Pereira de Lima, o secretário do Município de São José do Sabugi, Francisco Rinaldo de Araújo Batista.

Por Gabriela Parente