Mais de 14 mil processos tramitam atualmente no Fórum da Comarca de Bayeux

9 de dezembro de 2013

O Fórum juiz Inácio Machado de Souza, da comarca de Bayeux, conta atualmente com 14.554 processos em tramitação, a maioria ações da comunidade local. A unidade judiciária é dirigida pela juíza Conceição Marscicano, que está no cargo desde o início da atual gestão da presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti.

Dividido em 5 varas mistas, a unidade pode julgar ações referentes a crimes contra a vida, execução penal, crimes por distribuição, infância e adolescência; execução fiscal, fazenda pública, entorpecentes e violência doméstica. Há, também, um juizado especial e um Tribunal do Júri.

A diretora Conceição Marscicano informou que “a demanda para todas as varas é considerável e o ritmo de atividades da equipe de servidores é intenso para dar conta de todos os processos “.

O atendimento aos jurisdicionados é feito, em sua maioria, na própria unidade judiciária. O cidadão que deu entrada com um processo, pode procurar a sua respectiva vara e saber como está o andamento do mesmo. Para os que ainda não iniciaram o trâmite do processo, pode ir até o Fórum procurar orientações sobre como deve proceder.

A 2ª e 3ª varas, realizam o atendimento não só físico mas, também, via online por meio do portal do TJPB.

Promovendo as atividades laborais, existe no Fórum Inácio Machado o projeto chamado “Um olhar da Justiça resgatando mulheres”. Neste, são desenvolvidos trabalhos artesanais e não há restrições para participação das mulheres, basta que sejam maiores de 17 anos, e que façam um cadastro manifestando interesse.

Ainda investindo em responsabilidade social, começou a funcionar na comunidade Mutirão, em Bayeux, o projeto “Hulk em ação – o craque da solidariedade”. Este conta com a parceria do jogador Hulk, da seleção brasileira, para a doação de uniformes; do Exército Brasileiro e da Energisa, entre outras organizações. O projeto idealizado pela juíza Conceição Marscicano recebe 66 meninos e tem o objetivo de estimular o esporte e retirar as crianças das ruas.

Para o ano de 2014, será disponibilizada uma máquina de auto atendimento ao público. O equipamento deve ser usado para que o jurisdicionado possa consultar online a situação da suas ações. A secretaria do Fórum informa que o funcionamento da máquina se dará em breve.

Por Olga Oliveira (estagiária/TJPB)