Magistrados recebem homenagens com aposição de fotos na galeria dos ex-corregedores de Justiça

9 de abril de 2011

 Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (2), o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, e o desembargador aposentado Júlio Paulo Neto, foram homenageados com aposição de suas fotografias oficiais, na galeria dos ex-corregedores de Justiça. Os retratos estão localizados no hall do Complexo Judiciário Esma/Corregedoria, no bairro do Altiplano Cabo Branco.

A solenidade contou com a presença do governador em exercício, Rômulo Gouveia; do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Manoel Soares Monteiro; do Procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Vale; do presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, juiz Antônio Silveira Neto; do deputado estadual, João Gonçalves; do presidente da Associação dos Notários e Registrados da Paraíba (Anoreg-PB), Germano Toscano; além de desembargadores, juízes, promotores, familiares e amigos.

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Nilo Luís Ramalho Vieira Ramalho ressaltou, na ocasião, que aposição das fotografias é uma maneira de manter viva a memória dos magistrados que prestaram relevantes serviços ao Poder Judiciário estadual, especialmente, no período que estiveram à frente do cargo de Corregedor. “É a lembrança viva da magistratura paraibana.”, destacou.

Para o desembargador Abraham Lincoln, que foi corregedor no biênio 2009/2010, a homenagem é um reconhecimento pela dedicação e contribuição, de cada corregedor que passou pelo órgão fiscalizador. “Recebo esta homenagem não com vaidade. Mas, como reconhecimento do nosso trabalho em benefício do Poder Judiciário paraibano”, afirmou o presidente do TJPB.

O desembargador Paulo Neto, ao agradecer, lembrou o trabalho e a dedicação dos magistrados e servidores da corregedoria no cumprimento de suas atividades. “Só aqui na Corregedoria é que nós, realmente, conhecemos o nosso trabalho e como é difícil dirigir os colegas magistrados com altivez e seriedade.”, disse o desembargador.

Já figuram na Galeria os desembargadores Manuel Taigy de Queiroz Melo (1980), Simeão Cananéa (1981/1082 e 1983/1984), Mário da Cunha Moreno (1985/1986), Coriolano Dias de Sá (1987/1988), Orlando Jansen (1989/1990), Raphael Carneiro Arnaud (1991/1992), José Martinho Lisboa (1993/1994), Wilson Pessoa da Cunha (1995/1996), Marcos Novaes (1997/1998), João Moura de Moura (1999/2000), Luis Silvio Ramalho Junior (2001/2002), Raiff Fernandes Carvalho Júnior (2003/2004), Nestor Alves de Melo Filho (fevereiro a agosto de 2005) e Jorge Ribeiro da Nóbrega (agosto de 2005 a janeiro de 2007).

Corregedoria de Justiça – A Corregedoria Geral da Justiça é o órgão fiscalizador e normatizador dos procedimentos técnico-operacionais do Poder Judiciário. O Corregedor tem a função de fiscalizar o andamento dos ofícios de Justiça, ação que se faz por meio de correição e, para isso, ele conta com uma equipe constituída de juízes assessores e auxiliares, que, além de proceder as correições, são especializados por área do Direito e responsáveis em oferecer pareceres ao corregedor.

Marcus Vinícius Leite