Juiz-corregedor participa de videoconferência sobre a nova versão do Cadastro Nacional de Adoção

10 de julho de 2019

O juiz-corregedor Antônio Silveira Neto participou, na manhã desta quarta-feira (10), no Anexo Administrativo do Tribunal de Justiça da Paraíba, de uma videoconferência com representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde discutiram os preparativos para a realização de capacitação para a utilização da nova versão do Sistema Integrado do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e do Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Acolhidos (CNCA), que será lançada pelo CNJ. O treinamento está previsto para acontecer no dia 12 de setembro, na sede do TJPB, com a presença de uma equipe do Conselho.

De acordo com o magistrado, esse novo sistema do CNJ unificou os Cadastros Nacional de Adoção e o Nacional de Crianças e Adolescentes Acolhidos, criando uma nova plataforma. “O objetivo é treinar as equipes técnicas e os juízes, com competência na área da Infância e Juventude no Estado da Paraíba, visando capacitá-los para a utilização do novo sistema”, explicou, acrescentando que essa nova versão está funcionando, em fase de teste, em alguns estados, a exemplo de São Paulo, Bahia e Espírito Santo.

Antônio Silveira ressaltou, ainda, sobre a importância da atualização dos dados que alimentam os cadastros. “É muito importante que nas unidades judiciais os juízes, com competência da Infância, tenham esses cadastros atualizados, para que, quando houver a migração, os dados sejam fidedignos, pois serão automaticamente transferidos para o novo sistema”, salientou.

Durante a videoconferência, representantes do Conselho Nacional de Justiça parabenizaram o magistrado e a equipe da Corregedoria pela atualização dos dados, que realizaram junto ao Cadastro Nacional de Adoção. Antônio Silveira informou que esse trabalho teve início em fevereiro deste ano e foi realizado pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), órgão que integra a Corregedoria-Geral de Justiça. “Aqui na Paraíba o cadastro está atualizado”, frisou.

O juiz-corregedor informou, também, que o novo sistema será lançado, em Brasília, no dia 1º de agosto, e que o CNJ está convidando presidentes dos Tribunais, Corregedorias de Justiça e as Coordenadorias Estaduais da Infância e Juventude.

Por Lila Santos