A Corregedoria-Geral de Justiça dará início no final do mês de fevereiro aos trabalhos de fiscalização nas unidades judiciárias do Estado.
Na forma do art. 94, IV, do Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba e do art. 15 do Código de Normas Judicial da Corregedoria, a primeira Unidade Judiciária a ser inspecionada será a Comarca de Soledade, entre os dias 27 e 28 de fevereiro do corrente ano.
A Inspeção, que também será realizada em outras Unidades do Estado, tem por finalidade buscar interlocução com magistrados e servidores, averiguar as condições de trabalho, o número de processos em andamento e encerrados no exercício, as audiências realizadas, as sentenças e os feitos distribuídos durante o ano em que ocorrer a inspeção, os cargos vagos e as providências adotadas para a regularização do serviço forense.
A ação abrangerá também inspeção às Serventias Extrajudiciais, Cadeias Públicas e Instituições de Apoio à Infância e Juventude da sede da Comarca e dos termos que a integram.
Além das Inspeções, o Órgão de Controle também realizará Correições Ordinárias em, no mínimo, seis Comarcas do Estado, as quais possuem caráter mais abrangente e têm por finalidade examinar processos ativos e arquivados, vistoriar todos demais livros e serviços judiciários e serventias extrajudiciais, explicou a juíza-corregedora Aparecida Gadelha.