Buscando colaborar com o controle da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), e observando o disposto no Ato Conjunto n° 03/2020/TJPB/MPPB/DPE-PB/OAB-PB, os magistrados e servidores lotados na Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça da Paraíba vêm realizando suas atividades por meio do trabalho remoto (teletrabalho). A adaptação foi permitida pelo fato de que todos os processos do órgão correcional já tramitam eletronicamente desde 2014. As equipes têm desenvolvido suas atividades dentro da normalidade.
Segundo a juíza-corregedora, Silmary Queiroga, estão sendo realizadas consultas processuais, tramitação de sindicâncias e processos administrativos disciplinares, habilitação de servidores e magistrados nos sistemas eletrônicos, análises de estatísticas das unidades judiciárias e das serventias extrajudiciais e elaboração de atos normativos, como eventuais alterações nos códigos de normas judicial e extrajudicial.
“Também já tínhamos instituído as Centrais de Chamado, para contato com as gerências Judicial e Extrajudicial, o que permitiu continuarmos com os atendimentos mesmo de forma remota”, disse a magistrada, acrescentando que a disponibilização do acesso VPN pela Diretoria de Tecnologia da Informação do TJPB(Ditec) foi fundamental para permitir que, de casa, servidores e magistrados possam acessar o Sistema de Apoio Operacional (SAO) e demais ferramentas. “Não estamos realizando correição, nem inspeção remota, pois os prazos processuais estão suspensos e os processos, naturalmente, também estão suspensos”, esclareceu a juíza.
Por Fernando Patriota/Gecom-TJP