CORREGEDORIA-GERAL DE JUSTIÇA INSTALA BIBLIOTECA ITINERANTE NO LAR DA CRIANÇA ¿JESUS DE NAZARÉ¿

9 de novembro de 2007

CORREGEDORIA-GERAL DE JUSTIÇA

INSTALA BIBLIOTECA ITINERANTE NO

LAR DA CRIANÇA ¿JESUS DE NAZARÉ¿ 

A Corregedoria-Geral da Justiça, com apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba e por intermédio da CEJA – Comissão Estadual Judiciária de Adoção, instalou nesta terça-feira, 11 de setembro, a Biblioteca Itinerante “Saber Andante”, no Lar da Criança Jesus de Nazaré, em Jaguaribe.  Esta iniciativa faz parte do Projeto ¿Conte um Conto¿, que tem como objetivo estimular as crianças à socialização do conhecimento, via práticas de leitura e da construção de pensamentos positivos e construtivos, através de um mergulho no mundo da leitura.

UM FOLDER ESPECIAL

Tais atividades se enquadram na orientação do presidente do TJ-PB, desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro, de se dar todo o apoio, no Poder Judiciário, às atividades em favor do bem-estar físico, psíquico e social das crianças e adolescentes.

Tanto assim que, durante a solenidade de instalação da biblioteca, foi distribuído folder produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social do Poder Judiciário, por determinação do desembargador-presidente e em colaboração com o pessoal da CEJA, os juízes-corregedores e a Corregedoria-Geral de Justiça.

DESEMBARGADOR JÚLIO PAULO NETOO desembargador-corregedor-geral, Júlio Paulo Neto, participou da solenidade de instalação da biblioteca, ao lado do juiz-corregedor e membro da CEJA, João Machado de Souza Júnior; da Sra. Glória Cunha Lima, que desenvolve trabalho voluntário junto às instituições que abrigam menores no Estado; do diretor da instituição do Lar da Criança Jesus de Nazaré, Antônio Pereira Daltro Filho; da secretária  da Comissão Estadual Judiciária de Adoção, Viviane Sarmento; da psicóloga Malba Delian Medeiros; e da coordenadora da Infância e da Juventude, Cibele Maria de Oliveira Almeida, além de funcionários da instituição.

Durante a solenidade simples, o Corregedor-Geral de Justiça, desembargador Júlio Paulo Neto, aproveitou para agradecer aos presentes e colaboradores do projeto. Sublinhou ser ¿gesto muito importante contribuir para a melhoria do desenvolvimento intelectual e cultural dos internos e, o mais gratificante, ajudar essas crianças a descobrirem novos caminhos¿.  

JUIZ JOÃO MACHADO JÚNIORJá o juiz-corregedor João Machado de Souza Júnior, que integra a Comissão Estadual Judiciária de Adoção, enfatizou que a instalação da Biblioteca Itinerante tem o objetivo de levar às crianças uma oportunidade de interagirem e de colocarem em prática os conhecimentos adquiridos na leitura.

O magistrado fez agradecimento todo especial ao diretor do Lar da Criança ¿Jesus de Nazaré¿, Antônio Pereira Daltro, pela iniciativa de abrir as portas da instituição a fim de abrigar a Biblioteca Itinerante.

¿ Sem este apoio, não seria possível realizar o projeto ¿Conte um Conto¿ ¿ explicou ele.

CRIANÇAS NA BIBLIOTECAContando com cerca de 416 volumes, em sua maioria clássicos da literatura infantil, a biblioteca do Lar ¿Jesus de Nazaré¿ propiciará acesso, durante um mês, a todas as crianças ali internadas.

Além disto, serão realizadas atividades diversificadas, como é o caso da leitura de textos de  autores como Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Tony Rossi, Machado de Assis, Lima Barreto e Ana Maria Machado, entre outros. 

LAR DA CRIANÇA ¿JESUS DE NAZARÉ¿A instituição foi criada em 1938, com o objetivo de abrigar crianças em situação de risco social. Ali elas recebem todo o suporte necessário para seu restabelecimento no que se refere à assistência médica, psicossocial e pedagógica.

Ao todo, o Lar ¿Jesus de Nazaré¿ abriga cerca de 40 crianças, dos dois sexos, na faixa etária entre 0 e 7 anos. É mantido pelo Governo do Estado, através da FUNDAC – Fundação de Apoio à Criança e ao Adolescente.  A grande maioria dessas crianças é encaminhada à instituição por intermédio da Vara da Infância e da Juventude e dos Conselhos Tutelares. De lá, elas só retornam aos familiares após sanados os riscos sociais que levaram à sua internação.