Corregedoria Geral de Justiça inspeciona, até esta sexta (18), a comarca de Pedras de Fogo

15 de dezembro de 2015

Teve início nessa segunda-feira (14) uma inspeção da Corregedoria Geral de Justiça da Paraíba (CGJ-PB) na Vara Única da comarca de Pedras de Fogo. O município está localizado na Zona da Mata do Estado, a 42 Km ao sul de João Pessoa. Os trabalhos de inspeção se desenvolvem até esta sexta-feira (18) e são coordenados pelo juiz-corregedor Wolfram da Cunha Ramos e acompanhados de perto pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Arnóbio Alves Teodósio, que viajou para Pedras de Fogo nesta terça-feira.

Na inspeção, é lavrado um termo de visita no livro de Protocolo das Correições, assinado pelo juiz de direito e servidores da Justiça presentes. Nesse livro é consignado as possíveis irregularidades encontradas, o número de processos em andamento e encerrados no exercício, as audiências realizadas, as sentenças e os feitos distribuídos durante o ano em que ocorrer a inspeção, os cargos vagos e as providências adotadas para a regularização do serviço forense.

Dentro do prazo de 20 dias do encerramento da inspeção, os servidores da Justiça comunicarão ao juiz da comarca e, igualmente, ao corregedor-geral o cumprimento das decisões ou provimentos exarados durante a inspeção.

Só este mês, a Corregedoria Geral de Justiça da Paraíba realizou uma inspeção na 2ª Vara de Patos, comarca do Sertão paraibano e distante 307 Km da Capital. Entre os dias 09 e 11, magistrados e servidores da Corregedoria estiveram, também, fazendo uma outra revisão de inspeção. Desta vez na Vara Única de Lucena, litoral norte do Estado. A inspeção, naquela comarca, aconteceu em abril deste ano.

Conforme o juiz-corregedor responsável pela comarca, Carlos Eduardo Leite Lisboa, “ainda falta fechar alguns números, mas é possível perceber uma sensível melhora naquela unidade, no tocante ao andamento processual e ao cumprimento das recomendações da Corregedoria”.

Por Fernando Patriota