Corregedoria Geral de Justiça do TJPB constata boas práticas judicantes na comarca de Araruna

25 de setembro de 2014

espaco1A quarta e última auditagem deste ano realizada pela Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) da Paraíba continua identificando boas práticas de magistrados, nos quatro cantos do Estado. Desta vez, as iniciativas positivas vêm do diretor do Fórum de Araruna e juiz titular da 2ª Vara Mista daquela comarca, Rúsio Lima de Melo. Atualmente, ele desenvolve dois projetos em sua unidade; o “Fale com o Juiz” e “Espaço Kids”.

Segundo o juiz-corregedor auxiliar, Rodrigo Marques Silva Lima, as iniciativas são criativas, simples, de baixo custo e diferenciam o trabalho do magistrado Rusio. “Além do juiz bem desempenhar sua função jurisdicional, ele se revela um excelente administrador, por alterar para melhor o perfil do fórum, tanto no aspecto físico, quanto na sua feição funcional”, comentou. Rodrigo Marques foi o responsável por coordenar os trabalhos de auditagem em Araruna.

falecomojuizEm funcionamento há um ano, o “Fale com o Juiz” permite que jurisdicionados e advogados façam solicitações informais, como pedido de andamento de algum processo, reclamações sobre assuntos relacionados ao cartório, funcionamento da unidade judiciária, e o que mais entender relevante, recebendo sua resposta no máximo em três dias, via e-mail. “Nas duas varas de Araruna não há processos conclusos com excesso de prazo superior a sete dias de conclusão. De igual modo, foi feito um esforço concentrado nos cartórios para que fossem zerados os processos paralisados”, comemora Rúsio Lima, ao tempo que justifica a demanda reduzida para o “Fale com o Juiz”.

Ele informou que as estatísticas processuais são analisadas diariamente, tanto no gabinete, quanto nos cartórios, o que trouxe um resultado muito positivo. De acordo com os dados do diretor do Fórum de Araruna, hoje tramitam na 1ª Vara 1.200 processos e na 2ª Vara 1.300. “Números bem inferiores ao do mesmo período do ano passado, quando a quantidade total de processos era próxima a quatro mil feitos”.

Espaço Kids – Uma área que antes era fechada, contendo areia e algumas plantas antigas, foi substituída por um piso de porcelanato e uma pintura colorida na parte inferior interna, enquanto que a parte superior recebeu um painel com uma obra de criação de um artista local. Com essa proposta, foi criado no Fórum de Araruna o “Espaço Kids”. A ideia vem dando muito certo e serve para as crianças que comparecem ao fórum com seus pais em dias de audiências.

No espaço que mede 5×5 m a diversão fica por conta de uma TV de 29 polegadas e aparelho de DVD, mesinhas com cadeiras para pintura e também vários brinquedos educativos, como blocos de madeira, carrinhos, bonecas, dentre outros. Lá, também, foi instalada uma rampa de acessibilidade.
Esses ambientes destinados às crianças foram idealizados pela juíza da comarca de Ingá, Alessandra Varandas. Ela lembra que o projeto teve início na comarca de Sumé, após Bonito de Santa Fé, Conceição, Esperança “e, agora, estamos nos preparando para implantar em Ingá”.

forumararunaReforma – O juiz Rúsio Lima disse, ainda, que o Fórum de Araruna passa por uma ampla reforma, com ampliação do estacionamento, inclusive, com vagas reservadas para idosos e portadores de necessidades especiais, pintura da fachada externa e mudança na cor das letras do prédio e aluguel de prédio anexo para a remoção do arquivo. “Com isso, vamos liberar três salas no interior do fórum. Vamos implantar a sala do advogado, como ainda as salas do Ministério Público e do assessor”, adiantou Rúsio Lima.

Por Fernando Patriota