Corregedor participa de solenidade de entrega de certificados a jovens que se encontravam em unidades de internação

22 de setembro de 2021

“Deixo aqui o registro emocionado de uma pessoa que assistiu o ontem, está presenciando o hoje e torcendo pelo amanhã de cada um de vocês. Ousem sonhar!”. Essas palavras foram ditas pelo corregedor-geral de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho, durante a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do Curso de Aprendizagem Profissional em Serviços Administrativos – Jovem Aprendiz, a 20 adolescentes beneficiados pelo Programa. Os concluintes cumpriam medida de internação no Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE) e no Centro Educacional do Jovem (CEJ), e 19 deles receberam, nessa terça-feira (21), o alvará de liberação. A solenidade ocorreu no Sesc Cabo Branco.

Evento de entrega de certificados / Jovem Aprendiz

O desembargador Fred Coutinho, que fez parte da mesa de honra da cerimônia, refletiu com os jovens sobre a passagem pelas unidades de internação e a oportunidade para mudar os caminhos. “Parabenizo a todos que abraçaram esse projeto e a vocês que são espelho para aqueles que, por enquanto, continuarão nas unidades, sonhando com este momento de hoje. Desanimar, nunca!”, asseverou o corregedor.

Presente no evento, a juíza titular da 2ª Vara da Infância e Juventude da Capital, Antonieta Maroja, se referiu ao momento como a concretização de um sonho. “De nada serviria o Sistema Socioeducativo se não fosse para ajudar esses jovens a refletir sobre os erros que cometeram e viabilizar um projeto de vida sustentável, produtivo e digno para o futuro deles. Isso é construção de cidadania; é realização de um sonho”, reforçou.

A magistrada explicou que os participantes do Programa Jovem Aprendiz tiveram aulas não só profissionalizantes, mas, também, de cidadania, direitos e obrigações; e receberam salários e direitos trabalhistas. “Alguns já seguirão para o mercado de trabalho, outros colocarão seu próprio negócio, porque economizaram no tempo em que estiveram internados”, contou.

Após 11 meses de curso, Arthur Carlos, 19 anos, comemorou o certificado e enalteceu a iniciativa. “Esse projeto é uma mudança. A gente entra naquele lugar sem expectativa nenhuma e pensa até que tudo acabou ali. Mas este projeto veio mudar a nossa vida e trazer coisas boas, como o que está acontecendo aqui, agora: o certificado e a chance de arrumar um emprego”, declarou, entusiasmado.

A profissionalização dos adolescentes que cumprem medida de internação é viabilizada com a colaboração dos entes que integram a rede de Socioeducação do Estado. Um termo de cooperação foi assinado em 2019 pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, Ministério Público, Defensoria Pública, Superintendência Regional do Trabalho, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano e a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), Federação do Comércio de Bens e Serviços da Paraíba (Fecomércio) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-PB).

A mesa de honra foi integrada, também, pelo presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros; pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto; pela procuradora do trabalho da 13ª Região, Maria Edlene Lins Felizardo; pelo defensor público geral, Ricardo Barros; pela fiscal da Superintendência Regional do Trabalho da Paraíba, Joana D’arc de Sousa, e pela presidente da Fundac, Waleska Ramalho Ribeiro.

Por Gabriela Parente