Corregedor-geral da Justiça participa de Seminário “Justiça em Números” promovido pelo CNJ nesta 5ª

23 de setembro de 2010

Começa nesta quinta-feira (23), em Brasília, o III Seminário “Justiça em Números”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na ocasião, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Cezar Peluso, vai debater com os representantes dos tribunais de Justiça Estadual, Federal, do Trabalho, Ministério Público e membros do Conselho, acerca dos dados dos relatórios “Justiça em Números 2009 – Indicadores do Poder Judiciário”. O evento será realizado até a próxima sexta-feira (24).

O corregedor-geral da Justiça da Paraíba, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, representará o Tribunal de Justiça do Estado. Também participará dos dois dias de debates, o secretário de Gestão Estratégica do TJPB, José Falbo de Abrantes Vieira, e o assessor técnico Daniel Matos.

Durante o seminário, realizado no auditório da Escola da Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf), serão discutidos a importância dos dados estatísticos como instrumentos de planejamento, gestão e avaliação de desempenho; e o aumento do nível de conhecimentos de sistemas estatísticos judiciários nacionais e internacionais e seus principais indicadores.

Também serão abordados, durante o encontro, a importância de favorecer o intercâmbio, o debate e a troca de experiências entre os operadores de estatísticas judiciais; além de avaliar o estágio de cumprimento das Metas Prioritárias de 2010 e os instrumentos de coleta dessas informações.

Relatório CNJ – A pesquisa para elaboração dos relatórios de produtividade dos tribunais é feita anualmente pelo CNJ desde 2005 e traz informações relativas à movimentação processual, despesas, receitas e todo o funcionamento da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Por Marcus Vinícius Leite