O Tribunal de Justiça da Paraíba, através do trabalho conjunto realizado entre a Corregedoria Geral de Justiça e a Diretoria de Tecnologia da Informação do TJPB, implantou na manhã desta quinta-feria (15) o sistema Siscom-web na comarca de Pilões. O Siscom-web substitui o antigo sistema de acompanhamento de processos de 1º Grau, que estava com linguagem ultrapassada para atender as demandas exigidas pelos órgão da Justiça.
De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação do TJPB, Ney Robson, a instalação dos novos softwares permitirão o acesso ao sistema judiciário de forma mais rápida e eficiente. “Tanto o jurisdicionado, quanto o público interno poderão acessar o sistema de qualquer lugar via internet; não mais precisarão estar dentro de uma unidade judiciária para fazê-lo”, relatou o diretor.
O juiz auxiliar da presidência do Tribunal, Antônio Silveira Neto, presente ao ato de instalação do Siscom-web, informou que a mudança para o novo sistema, que é mais moderno, terá fase experimental durante três semanas e a comarca de Pilões é a primeira a receber e operar o projeto piloto do novo sistema.
Já o juiz Meales Medeiros de Melo, juiz corregedor auxiliar, também presente ao evento, adiantou que após a fase experimental na comarca de Pilões, o novo sistema deverá ser implantando em Gurinhém e Rio Tinto. E, dentro de dois anos, se os resultados forem satisfatórios, o Siscom-web dever estar presente em todas as comarcas do Estado.
Treinamento – O juiz Iano Miranda dos Anjos, titular da comarca de pilões, assim como os servidores da unidades judiciária iniciaram nesta quinta (15) treinamento para trabalhar com o novo sistema. O treinamento termina nesta sexta-feira (16).
Por Valter Nogueira