Foram escolhidos, na manhã desta quinta-feira (10), os dez alunos vencedores do XI Concurso de Redação sobre o tema Adoção, promovido pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) da Corregedoria Geral de Justiça da Paraíba. Durante a reunião de trabalho, os membros da Comissão votaram nas melhores redações, selecionando, assim, o 1º e o 2º lugar de cada uma das cinco categorias participantes: turmas do 6º, 7º, 8º e 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O concurso contou com a adesão de 25 escolas municipais (sendo 23 de João Pessoa e duas de Bananeiras) e uma particular (da Capital). Ao todo, foram enviadas 152 redações, das quais 50 foram selecionadas pela Ceja. Destas, saíram os nomes dos vencedores, que serão premiados com um notebook (1º lugar) e com um leitor digital kindle (2º lugar), em data ainda a ser definida.
Durante a apreciação dos textos, os membros da Ceja avaliaram o envolvimento dos alunos com o tema, o grau de informações repassadas, a criatividade, analisando, assim, aspectos subjetivos e objetivos. A secretária administrativa e psicóloga da Ceja, Ana Cananéa, ressaltou que o sentido produzido na redação foi o aspecto considerado mais relevante nas escolhas.
“O mais importante nesse concurso é podermos difundir a prática da adoção; falar sobre o tema na tentativa de diminuir os preconceitos que ainda existem. E toda essa discussão deve começar na infância”, ressaltou Ana Cananéa.
Ao final, o corregedor-geral de Justiça da Paraíba e presidente da Ceja, desembargador Fred Coutinho, agradeceu a todos os integrantes da Comissão pelo trabalho concretizado com amor, bem como aos professores, escolas e alunos que abraçaram a causa e aderiram à iniciativa. “Somos gratos por todos que contribuíram para a continuidade deste projeto, por meio do qual alunos podem falar e desenvolver um pensamento sobre essa temática tão importante. Adoção é vida”, afirmou.
Participaram da reunião o desembargador Arnóbio Alves Teodósio (vice-presidente da Ceja), o juiz corregedor Fábio Araújo, a promotora corregedora Anne Emanuelle Malheiros; Daniela Menezes (assistente social do TJPB) e a equipe técnica da Ceja, Januária Porto, Ana Francisca, Alcieda Cavalcanti, Cleide Márcia Cavalcante e Dinah Rodrigues.
Conheça, abaixo, os vencedores do concurso.
6º ANO
1º lugar: Alyce Victória Mendes da Silva
Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont
Título: “Os Desafios da Adoção”
2º lugar: Adrielly da Silva Rodrigues
Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont
Título: “Adoção de um filho”
7º ANO
1º lugar: Lucas Pereira F. De Albuquerque
Escola Municipal de Ensino Fundamental Ovídio Ribeiro Campos
Título – Poema
2º lugar: Thamara dos Santos de Souza
Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Afonso Pereira
(Sem título)
8º ANO
1º lugar: Maryellen Vitória F. De Souza
Escola Municipal Anísio Teixeira
Título: “Amor sem igual”
2º lugar: Camila Barbosa Amarante
Escola Municipal de Ensino Fundamental Ovídio Ribeiro Campos
Título: “Adotar é importante”
9º ANO
1º lugar: Isabele Ferreira de Souza
Escola Municipal de Ensino Fundamental “Fenelon Câmara”
Título: “O que é certo?”
2º lugar: Lílian Gomes de A. Felismino
Escola Municipal de Ensino Fundamental “Fenelon Câmara”
Texto poético – “Preconceito”
EJA
1º lugar: Fabiano Barbosa ( Ciclo V – 6° ao 9º)
Escola Cidadã Integral Técnica Estadual de Ensino Fundamental e Médio Papa Paulo VI
Título: “Adoção, um ato de justiça, uma ação de amor”
2º lugar: Graciliano Fernandes Vieira Victor
Escola Cidadã Integral Socioeducativa Almirante Saldanha
Título: “A dor de uma não adoção”
Por Gabriela Parente