Alunas são destaques no IX Concurso de Redação da Ceja sobre adoção

15 de dezembro de 2015

ceja2As premiações às vencedoras do IX Concurso de Redação, com o tema “Adoção gerada para mim”, promovido pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), foram entregues na manhã desta segunda-feira (14). De 756 trabalhos inscritos por alunos do 6º ao 9º ano das escolas públicas e privadas da região metropolitana de João Pessoa e do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), dez redações foram eleitas as melhores. A Ceja é um órgão da Corregedoria Geral de Justiça da Paraíba promove o certame anualmente.

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Arnóbio Alves Teodósio, presidiu a mesa e abriu os trabalhos. “Quero parabenizar toda a equipe da Ceja pelo excelente trabalho desenvolvido. A todos os alunos participantes digo que a escrita é um dos pilares de nossa educação. Venho de uma família de produtores rurais. Na minha vida sempre foi necessário muito estudo para conseguir evolução profissional. Hoje, todos vocês são vencedoras e merecedoras de reconhecimento”, comentou o corregedor-geral, que também é presidente da Ceja.

O desembargador Arnóbio destacou que todos os textos vencedores foram escritos por alunas. “É importante, também, ressaltar a força da mulher na educação brasileira. Fomos, como sempre somos, totalmente imparciais em todos os processos que trabalhamos. As estudantes de destacaram e estão de parabéns por essa conquista”.

O evento aconteceu no auditório do Complexo Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba, localizado no Bairro do Altiplano Cabo Branco, na Capital. Ainda fizeram parte da mesa, os juízes corregedores, Carlos Eduardo Leite Lisboa (secretário executivo da Ceja) e Wolfram da Cunha Ramos, como também o coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba, juiz Adhailton Lacet Correia Porto, o representante do TJPB, Robson Cananea e o diretor da Corregedoria Geral, Aloisio Rodrigues Moura Filho.

De acordo com o secretário executivo da Ceja, “o concurso traz aos jovens a possibilidade de desenvolver ideias a respeito de um assunto tão importante, como é a adoção, além de servir como base para futuros concursos, como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)”, disse o juiz Carlos Eduardo. Todas as dez vencedoras leram suas redações.

No primeiro momento do concurso, foram classificadas dezoito redações, deste montante, escolhidas dez, sendo cinco primeiros lugares e cinco segundos colocados. “Consideramos esta edição uma das melhores, levando em conta o considerável número de trabalhos inscritos. Os ganhadores receberam notebooks e tabletes, respectivamente”, comentou a coordenadora da Ceja, Ana Cananea.

Cultura – Dentro da programação cultural do IX Concurso de Redação, com o tema “Adoção gerada para mim” houve a apresentação do teatro de bonecos, da professora Verônica Maia e músicas de uma tia de uma das alunas vencedoras. Acompanhada por uma sanfona, a senhora Olga Soares interpretou “Como é grande meu amor por você”.

Parcerias – Foram parceiros da Ceja, neste concurso, o Tribunal de Justiça da Paraíba, a Coordenadoria da Infância e Juventude, o Ministério Público, a Associação dos Notários e Registradores da Paraíba (Anoreg), Honda AutoClub, além da 1ª Regional de Ensino do Estado, e as secretarias de Educação dos municípios de Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Lucena, Mari, Santa Rita e Sapé.
Relação dos alunos vencedores do IX Concurso de Redação da Ceja

1º lugar: 6º ANO – LARISSA VITÓRIO MARCELINO BENJAMIM
(Escola Municipal de Ensino Fundamental Noêmia Alves de Souza – Conde)
2º lugar: 6º ANO – BEATRIZ DANTAS GONÇALVES
(Escola Internacional Cidade Viva – João Pessoa)

1º lugar: 7º ANO – KALINE PEREIRA LOPES
(Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosa de Figueiredo Lima, da cidade de Cabedelo)
2º lugar: 7º ANO – MARIA LUÍZA TEIXEIRA COSTA FERREIRA RODRIGUES
(Colégio e Curso Evolução – João Pessoa)

1º lugar: 8º ANO – ELAYNE SOARES DA SILVA
(Escola Municipal de Ensino Fundamental General Rodrigo Otávio – João Pessoa)
2º lugar: 8º ANO – RENATA DE OLIVEIRA SOARES
(Colégio GEO SUL- João Pessoa)

1º lugar: 9º ANO – JULIANA MARIA SANTOS DA SILVA
(Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Pedro Américo da Silva, Cabedelo)
2º lugar: 9º ANO – JOYCE ZILMARA RODRIGUES DE SOUZA
(Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Elizabeth Ferreira da Silva – Cabedelo)

1º lugar: EJA – ALICÉLIA BATISTA DA SILVA
(Escola Municipal de Ensino Fundamental General Rodrigo Otávio – João Pessoa)
2º lugar: EJA – JENIFFER MIKAELY MONTEIRO
(Escola Municipal de Ensino Fundamental Américo Falcão – Lucena)

Por Fernando Patriota