TJPB contará em breve com novo sistema de jurisprudência

22 de janeiro de 2014

O Tribunal de Justiça da Paraíba deverá receber a implementação do novo sistema de jurisprudência ainda no primeiro quadrimestre de 2014. A inovação se dará pela necessidade de nova forma de busca e captura do sistema atual. O novo sistema vai indexar todas as informações e mostrar as decisões tomadas pelo Tribunal de Justiça.

Segundo o Diretor de Tecnologia da Informação, Ney Robson, os usuários desse tipo de serviço não estavam satisfeitos com os resultados alcançados. “Nós realizamos pesquisas em diversos tribunais, inclusive os de vanguarda, como o do Rio Grande do Sul, Sergipe e Rio de Janeiro, e constatamos que estas Cortes utilizavam uma melhor solução tecnológica”, afirmou.

Para Ney Robson, essa tecnologia de ponta vai trazer melhoras significativas, já que pode fazer a busca de forma mais rápida e eficiente com a utilização de equipamento e software desenvolvido pela Google, o GSA – Google Search Appliance”.

O diretor explica ainda que a novidade do novo sistema em relação ao antigo é que possibilitará maior eficiência na busca. A indexação também será feita por sinônimos. Ney Robson reforça a novidade com o exemplo do termo da Maria da Penha. Quando o usuário procurar pela lei, vai obter resultados que tratem dela com termo diferente.

A expectativa do Judiciário para o sistema é que entre no ar no prazo previsto. “Já fizemos a aquisição do equipamento, que está pra chegar e, em paralelo, estamos trabalhamos na revisão do nosso acervo histórico. Teremos uma ferramenta que permitirá que a decisão proferida pelo desembargador seja inserida automaticamente nesse sistema”, disse.

Esses projetos possibilitarão que o público tenha acesso mais rápido e fácil à informações de decisões do TJPB. Ele acrescenta que, quando o desembargador proferir a decisão e esta for inserida no sistema, ela será encaminhada ao Diário da Justiça para publicação e será disponibilizada ao público.

Dentre as atividades previstas para este ano está também a ampliação de links de internet nas Comarcas. “Nós terminamos a licitação desses links, atendendo a Resolução 90 do CNJ, que determina a disponibilização de um link no mínimo de 2MB em cada comarca”, pontuou.

Conforme o relato de Ney Robson, atualmente, cerca de 50% das comarcas usam links de 128K  e serão beneficiadas com este novo link. O resultado da licitação já foi homologado e publicado. “Após 90 dias da assinatura do contrato, os links já estarão implantados em todas as comarcas”, finalizou.

Karina Negreiros (estagiária/TJPB)