A 3ª edição de “Antologia Ilustrada dos Cantadores” será lançada na IX Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), que acontece entre os dias 14 e 17 de novembro em Olinda. O evento homenageia o escritor paraibano José Lins do Rego. A obra foi organizada pelo jornalista Fernando Patriota, filho de um dos autores do livro, o poeta popular Otacílio Batista, que escreveu ao lado do professor universitário e pesquisador da cultura popular Francisco Linhares. Ambos já morreram.
As duas primeiras edições de “Antologia Ilustrada dos Cantadores” foram publicadas pela Universidade Federal do Ceará (UFCE). O livro atual vem com tem 351′ páginas e traz a história da cantoria de viola, desde os seus primórdios, até chegar ao nordeste brasileiro. Mais de 300 cantadores são citados, além de trazer o posfácio de Fernando Patriota. “Na verdade, foi uma grande luta republicar esse livro. Agradeço a Editora da Universidade Federal da Paraíba por abraçar essa ideia. Certamente, a Antologia está entre as melhores obras escritas sobre a cantoria de viola e seus cantadores”, comentou Patriota.
IX Fliporto vem com o tema “A literatura é um jogo” e tem uma programação com nomes de peso da literatura nacional e internacional. A expectativa para este ano é de aproximadamente 100 mil pessoas passem na Fliporto, durante os quatro dias do evento, na Praça do Carmo, em Olinda.
Já confirmaram presença Maitê Proença e o escritor e autor de novelas Walcyr Carrasco. Confirmados, ainda, Laurentino Gomes, Miguel Gonçalves Mendes, Sérgio Besserman, Cristina Fuentes La Roche, Celina Portocarre, Simone Pedersen, Stella Maris Rezende, Marcos Haurelio, Anna Claudia Ramos, Luiz Antonio Aguiar, Anabella López, Ana Maria Machado, Andrea Del Fuego, Andrés Neuman, Anna Funder, Bernardo Buarque de Hollanda, Francisco José Viegas, Luiz Ruffato, Luciano Trigo, Robert Löhr, Rinaldo Correia de Brito, Sylvio Back e Valter Hugo Mãe.
A Fliporto, que começou em Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco, se mudou para Olinda em 2010, consolidando-se no calendário cultura do Estado. De acordo com o curador geral da festa, Antônio Campos, “a Fliporto deste ano terá um diálogo entre artes, não mais entre culturas”.
A 3ª edição de “Antologia Ilustrada dos Cantadores” também terá um lançamento na 4ª Feira Literária de Boqueirão (Flibo), que será realizada entre os dias 23 e 26 deste mês. Segundo os organizadores da Feira, romper fronteiras e levar a poesia para todos os espaços, talvez tenha sido uma das primeiras motivações por trás da criação da Flibo. O evento tem o objetivo de chamar a os escritores do interior do interior da Paraíba, mas precisamente da região do Cariri Paraibano.
De acordo com a oordenadora da Flibo, Mirtes Waleska Sulpino, é um grande desafio. “Mas talvez este tenha sido o combustível que nos motivou a romper as barreiras e ousar. E convenhamos, se na prosa o desafio já é grande, imaginem no campo da poesia, na subjetividade das emoções, onde cada palavra tem um sentido, e cada sentido um significado para quem é capturado pelos versos do poeta”, comentou.
Este ano, 4ª Feira Literária de Boqueirão celebra o centenário de Vinícius de Moraes ((1913 – 2013), poeta essencialmente lírico, notabilizou-se pelos seus sonetos. Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. “Mas são seus poemas infantis, que a quarta edição da Flibo, traz como mote principal para embalar os quatro dias de feira”, disse Mirtes.
Dentro da programação tem contação de estórias, música, teatro, bate-papo com autores, lançamentos literários e muita poesia.. No primeiro dia, a cidade vai recepcionar os visitantes e autores vindos de várias partes do país, com a “Marcha pela Literatura, percorrendo as principais ruas da cidade até a Praça da Abes. “Sabe o que penso? É que ao final, cada um vai poder escrever um pouquinho dessa história mágica, vivida durante quatro dias, numa pequena cidade do interior da Paraíba”, concluiu a organizadora da Flibo.
Gecom