Revista promoverá pensamento científico sobre métodos de solução de conflitos

12 de setembro de 2013

conciliarO Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça da Paraíba vai ampliar a discussão sobre o tema com a criação da Revista Conciliar, prevista para ser lançada em janeiro de 2014. De caráter científico, a publicação semestral tem o objetivo de divulgar artigos dos juristas paraibanos que fomentem as formas extrajudiciais de soluções dos litígios. A partir desta quarta-feira (11), os interessados tem o prazo de 90 dias para enviar os estudos ao Conselho Editorial da revista. As normas para publicação estão em anexo.

A revista é um reforço a mais na política desenvolvida pelo TJPB para popularizar as formas extrajudiciais, segundo a diretora do Núcleo, desembargadora Maria da Graças Morais Guedes. “A comunidade jurídica vai se debruçar sobre o tema e cremos que a metodologia da conciliação será cada vez mais aprimorada”, arrematou.

Já a presidente do TJPB, Fátima Bezerra Cavalcanti, garante suporte para a iniciativa por vislumbrar a necessidade de disseminar essa técnica da conciliação, tanto para a geração de pessoas preparadas para conciliar, como para a sociedade valorizar e utilizar cada vez mais esse recurso.

A quantidade de artigos que vai compor a publicação ainda será definida, informou o coordenador científico da revista Conciliar, juiz Bruno Azevedo. Ele acrescentou que serão recebidas também resenhas e ensaios inéditos sobre as mais diversas abordagens teóricas e metodológicas, inclusive a textos interdisciplinares e artigos que se enquadrem no campo de pesquisa das ADR’s (Alternative Dispute Resolution), com abordagem nas áreas de negociação, conciliação, mediação e arbitragem.

O presidente do conselho editorial da revista, juiz Gustavo Procópio, assegurou que as resenhas darão privilégio à títulos de interesse acadêmico em detrimento de publicações de uso profissional. Os ensaios serão selecionados por sua relevância e novidade.

Gecom/TJPB – Gabriella Guedes