Reunião na CGJ discute aperfeiçoamento da coleta de dados junto às varas pelo IBGE

15 de outubro de 2024

Corregedor dialoga com integrantes do IBGE

Pleitos para aperfeiçoar a coleta de dados junto às varas e Cejuscs do Estado foram apresentados por integrantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em reunião realizada nessa segunda-feira (14) com o corregedor-geral de Justiça, desembargador Carlos Beltrão, e com o juiz corregedor Carlos Neves.

O superintendente estadual do IBGE na Paraíba, Roberto Salgado, explicou que uma forma de facilitar a coleta de dados seria a habilitação do IBGE para acesso à consulta no PJe. Na ocasião, também se colocou à disposição do Judiciário para o que fosse preciso em termos de disponibilização de dados e indicadores.

“Sabemos que a solicitação de pesquisas incomoda os informantes, mas precisamos ter acesso a informações que serão transformadas em dados úteis e importantes para a sociedade para fins de políticas públicas”, esclareceu Roberto.

O corregedor-geral, desembargador Carlos, disse que apreciará o requerimento do IBGE e vai agendar reunião com a Presidência do TJPB e com a Diretoria de Tecnologia de Informação (Ditec) para apresentar a demanda. “São medidas importantes e nossa intenção é deixarmos uma boa contribuição”, avaliou.

Os corregedores também se comprometeram a enviar um ofício circular para as unidades judiciárias reforçando a importância da disponibilização dos dados solicitados pelo IBGE.

Ainda na reunião, os presentes discutiram aspectos relacionados à consolidação dos limites municipais da Paraíba, por meio da Lei nº 11.259/2018, aprovada pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) após estudos realizado em conjunto com o IBGE e a Empaer.

Também participaram da reunião os integrantes do IBGE da Paraíba Lamartine Candeia de Andrade, Larissa Lima e Fernando Lins.

Por Gabriela Parente