Primeiro dia de correição em Princesa Isabel é marcado por diálogos institucionais

12 de novembro de 2024

Prefeito Ricardo recebe representantes da CGJ

Os representantes da Corregedoria Geral de Justiça do TJPB realizaram visitas institucionais em Princesa Isabel no primeiro dia da correição. Além de conhecerem as dificuldades e avanços do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Conselho Tutelar e da Unidade de Acolhimento Infantojuvenil (UAI) do Município, os corregedores dialogaram com o prefeito do Município, Ricardo Pereira do Nascimento.

“Recebê-los é uma honra, pois a visita aos nossos serviços é importante para que o Judiciário entenda os problemas que enfrentamos”, apontou o gestor municipal, ao elencar aspectos relevantes relacionados à educação, à saúde à infraestrutura de Princesa Isabel.

O estímulo ao fortalecimento da atuação em rede foi feito em cada uma das visitas. “Em todas as correições, vamos aos equipamentos e verificamos a interlocução do Judiciário com as políticas públicas locais para entendermos o que pode ser feito para o aprimoramento dessa relação”, explicou o juiz corregedor Antônio Carneiro.

Corregedores visitam Conselho Tutelar

Na ocasião, os corregedores conheceram o funcionamento dos serviços, a exemplo do ‘Programa Família Acolhedora’, modalidade de acolhimento que visa oferecer proteção integral às crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem ou extensa por medida de proteção.

A CGJ checou ainda como é feito o acompanhamento dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, trabalho preventivo/educativo junto às escolas, entre outros aspectos. Ao final, a juíza corregedora Aparecida Gadelha colocou a Corregedoria à disposição e reforçou: “É fundamental focar na integração com as instituições para que a rede funcione bem”.

Por Gabriela Parente