Lançamento da Campanha de Adoção mobiliza público da Feirinha de Tambaú

27 de maio de 2014

campanha1A 8ª edição da Campanha de Adoção foi lançada nesta sexta-feira (23), com apresentações artísticas de música e dança que mobilizaram o público da Feirinha de Tambaú. O evento foi promovido pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), da Corregedoria Geral de Justiça e pela 1ª Vara da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba, com o objetivo de ampliar a conscientização sobre o tema, principalmente sobre adoção tardia e apadrinhamentos.

Compareceram, também, os parceiros que atuam na área no Estado e na Capital como o Ministério Público, Prefeitura de João Pessoa, Energisa e 1ª Região de Ensino, a Fundação Cidade Viva, por meio do projeto Criança Viva, e o Grupo de Apoio à Adoção (GEAD). Este último também fará uma mobilização, no domingo (25), dia Nacional da Adoção.

Trata-se de um trabalho permanente, renovado a cada ano com o objetivo de esclarecer sobre a forma legal de adoção. “Vamos insistir e persistir para fazer com que a criança esteja num lar de um casal que já foi, efetivamente, preparado pelo setor de adoção do Juizado da Infância e da Juventude e pelo Poder Judiciário como ordena o Estatuto da Criança e do Adolescente”, enfatizou a promotora de Justiça Soraya Escorel.

Esse enfoque é fundamental, pois o número de interessados em adotar é crescente, “mas deve acontecer de forma consciente”, ressaltou a psicóloga da 1ª Vara, analista Maria Carolina Granja. No Cadastro Nacional de Adoção (CNA), há mais de 30 mil casais habilitados enquanto apenas seis mil crianças estão aptas. E a maioria fora do perfil mais procurado pelos pretendentes, segundo informou a analista.

“Todos nós devemos fazer algo para essas crianças que, infelizmente, tiveram pais que o abandonaram. Seja adotando, para aqueles que sonham em ter filhos mas não conseguem, seja apadrinhando”, convocou Diogo Almeida, de São Paulo, que, com a ajuda da Fundação Cidade Viva, realizou o sonho de ser pai, adotando um casal de irmãos paraibanos, um de 7 e outro de 4 anos de idade.

Durante o evento também foi realizada a divulgação do 8º concurso de redação, com o tema “Adoção: uma escolha de amor”. Aqui, alunos dos 6º ao 9º anos das escolas públicas e privadas podem se inscrever até o dia 13 de outubro e a premiação é no final do ano.

De acordo com a secretária administrativa da Comissão, Ana Cananéa, a equipe da Ceja vai, ainda, visitar escolas de João Pessoa, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Sapé, Mari, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Conde, Caaporã e Alhandra para estimular a participação dos adolescentes.

Essa campanha de Adoção também foi lançada no sertão paraibano, na segunda-feira (19), pela presidente do TJPB, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, na comarca de Patos.

Por Gabriella Guedes/TJPB