Juiz corregedor verifica reformas que vão gerar aumento de vagas na Penitenciária Sílvio Porto

8 de fevereiro de 2024

Juiz Carlos Neves em visita ao Presídio Sílvio Porto

O juiz corregedor Carlos Neves da Franca Neto visitou as obras que estão sendo concluídas na Penitenciária Desembargador Sílvio Porto, no bairro de Mangabeira VIII, em João Pessoa. A reforma tem o objetivo de ampliar o número de vagas naquela unidade prisional. A visita se deu ao final do mês de janeiro.

O magistrado explicou que pavilhões que anteriormente serviam à Penitenciária Média de Mangabeira foram incorporados à Penitenciária Sílvio Porto, mediante a construção de uma muralha e de outras reformas estruturais.

“A convite do secretário, compareci, representando a Corregedoria, para vistoriar a execução deste trabalho, que está em fase de conclusão. A Secretaria conseguiu avançar nesse importante projeto que vai melhorar as condições da unidade prisional a partir do aumento do número de vagas”, avaliou o juiz corregedor.

A CGJ, junto ao Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) do TJPB, vem participando das interlocuções em busca de soluções para enfrentar a superlotação da Penitenciária Sílvio Porto, entre elas, a agilidade de projetos de reformas que se encontravam em andamento.

O magistrado fez a visita acompanhado do secretário de Administração Penitenciária, João Alves; do secretário executivo de Administração Penitenciária, João Paulo Barros; do secretário de Segurança Pública e presidente do Conselho Penitenciário, Jean Nunes; do gerente executivo do Sistema Penitenciário, Ronaldo Porfírio e do gerente de ressocialização, João Rosas.

Por Gabriela Parente