A presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Fátima Bezerra, participou na noite desta quinta feira (12) da solenidade de abertura do 96º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, que está sendo realizado na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. O Presidente do Poder Judiciário riograndense, desembargador Marcelo Bandeira Pereira, afirmou que o evento “será profícuo e produtivo pelos temas propostos e que são de grande atualidade”.
Como destaque, o magistrado citou a polêmica Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 31 que tira da Justiça Estadual a administração das atividades eleitorais que, pela proposição, seriam executadas pela Justiça Federal. Outro assunto que estará em destaque amanhã é a eleição da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), através da participação dos dois candidatos ao comando da entidade.
Durante a cerimônia de abertura do encontro, o Tribunal de Justiça e o Colégio Permanente de Presidente dos TJs homenagearam o ex-Presidente do Superior Tribunal de Justiça, o ministro gaúcho Paulo Costa Leite. Ao entregar uma lembrança ao magistrado, o desembargador Marcelo Bandeira Pereira lembrou da importância histórica do jurista no comando do STF e mais recentemente no episódio que envolveu a posse da atual Administração do Tribunal de Justiça do RS. O Ministro agradeceu a homenagem, afirmando que durante toda a sua trajetória jurídica sempre buscou honrar as mais caras tradições do Estado
O presidente do Colégio Permanente de Presidente dos TJs do Brasil, desembargador Marcus Antônio de Souza Faver, também enfatizou os feitos do Ministro Costa Leite. Mais adiante – citando o escritor português José Saramago – advertiu para a importância social desempenhada pelos integrantes do Poder Judiciário “de quem a população, sempre, espera decisões justas e a resolução de seus problema, além da redução das injustiças”.
Gecom TJPB com informação do jornalista Gilberto Jasper – TJRS