Farpen realiza a terceira reunião do Conselho Gestor em 2017
O Conselho Gestor do Fundo de Apoio ao Registro das Pessoas Naturais da Paraíba (Farpen-PB) realizou a terceira reunião de trabalho no ano de 2017 com seus membros, a 143ª do Conselho. O encontro ocorreu, na manhã desta segunda-feira (27), na sede da Corregedoria Geral de Justiça, em João Pessoa. Quem preside o Farpen é o corregedor- geral de Justiça, desembargador José Aurélio da Cruz.
Na reunião, dentre os assuntos ordinários da pauta, foi registrada a diminuição dos nascimentos em todo o Estado da Paraíba, num percentual de 20%, fato que também gerou uma diminuição da receita de emolumentos, também em mesmo percentual.
Segundo o presidente da Associação dos Notários e Registradores da Paraíba (Anoreg- PB), tabelião Germano Toscano, membro do Conselho, a diminuição dos emolumentos acontece, também, por conta da crise que atravessa nosso País.
Já o corregedor fez uma interpretação muito positiva da reunião do Farpen, que respalda a questão dos registrados civis na melhoria do serviço notarial no Estado. “Precisamos manter esse Fundo e a regularização cartorial e registral”.
Também participaram da reunião, o juiz-corregedor Herbert Lisboa, o juiz do Registro Público da comarca da Capital, Romero Feitosa, o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais da Paraíba (Arpen-PB), Manfredo Goes, além do gerente de Fiscalização Extrajudicial, Sebastião Alves Cordeiro Júnior, o diretor-geral da Corregedoria, Sandrius da Gama Carvalho, e o secretário da Anoreg, coronel Paiva.
Por Marcus Vinícius