Encontro de Corregedores no Maranhão debate cenário da Justiça brasileira

19 de novembro de 2015

arnobio2O corregedor-geral de Justiça da Paraíba, desembargador Arnóbio Alves Teodósio (foto), está no município de Barreirinhas/MA, onde participa do 70ª Encontro do Colégio de Corregedores de Justiça do Brasil (Encoge). Este ano, o tema escolhido é “O Futuro da Justiça: perspectivas em um cenário desafiador”, e envolve corregedores de todo o País até esta sexta-feira (20). O evento teve início ontem, quarta-feira.

O propósito central dos debates e palestras gira em torno dos principais problemas enfrentados pela Justiça de 1º grau, além da troca de experiências em busca de um melhor sistema de Justiça. A programação traz, também, a valorização das boas práticas desenvolvidas pelas corregedorias estaduais.

O 70º de Barreirinhas, segundo a corregedora da Justiça do Maranhão e presidente do Colégio, desembargadora Nelma Sarney, o Encoge de Barreirinhas será marcado por uma assembleia geral para escolha da nova Comissão Executiva do Colegiado para o ano de 2016, composta pelo presidente; 1º e 2º vice-presidentes, 1º e 2º secretários, 1º e 2º tesoureiros.O Encoge é um dos mais importantes eventos do Poder Judiciário, uma vez que é voltado para os debates e soluções para os problemas que passa o Poder Judiciário, especificamente no âmbito do 1º grau de jurisdição, cujo acesso do cidadão ocorre de forma direta, sendo responsável pela gestão de cerca de 90%, dos mais de 200 milhões de processos que tramitam no Brasil.

encogeEncoge – O Encontro de Corregedores é realizado três vezes ao ano, a cada quatro meses, e congrega corregedores de Justiça de todo o Brasil. A finalidade do evento é promover o intercâmbio de boas práticas, contribuindo para a melhoria da qualidade e para a prestação mais uniforme dos serviços judiciais em todo o Brasil.

Por Fernando Patriota