Durante inspeção em Pombal, corregedor reúne servidores para orientar e ouvir sugestões

22 de abril de 2014

pombal3Uma das comarcas mais importantes do interior do Estado recebeu a equipe do Grupo III da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) para a realização de uma inspeção. Os trabalhos aconteceram durante cinco dias, na 2ª Vara de Pombal. O município está localizado no Sertão paraibano e distante 371 quilômetros da Capital, João Pessoa. O juiz corregedor auxiliar, Carlos Sarmento, foi quem coordenou a inspeção. Na oportunidade, todos os servidores se reuniram com o corregedor-geral de Justiça, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos.

“Sem dúvida, a reunião foi muito proveitosa. Nunca um corregedor-geral veio a Pombal com essa proposta. Ele ouviu atentamente nossas sugestões, reclames e opiniões sobre o melhoramento na prestação jurisdicional. A conversa foi aberta e democrática, todos os servidores gostaram muito do que aconteceu”, comentou o técnico judiciário da 1ª Vara, Altair Queiroga de Melo.

Segundo Márcio Murilo, “a Corregedoria não se limita a fiscalizar e punir. Temos, também, o papel de orientar e ouvir juízes, servidores e a sociedade. Só assim, estaremos promovendo a prestação jurisdicional mais ampla e eficiente”.

Paralela ao encontro de trabalho com todos os servidores do Fórum, o juiz Carlos Sarmento promoveu uma reunião específica com os funcionários da 2ª Vara de Pombal, onde foram tratadas questões pontuais no que diz respeito ao atendimento às partes e aperfeiçoamento das práticas cartorárias. “Também orientamos os servidores quanto ao uso das etiquetas coloridas para localização rápida dos processos. Hoje, na segunda vara, o método já está em pleno funcionamento”, comentou o magistrado

Carlos Sarmento lembrou que Pombal passou um período significativo sem juízes titulares. Agora, a comarca conta com três juízas titulares: Costa Dantas Botto Targino (1ª Vara), Isabelle Braga Guimarães (2ª Vara) e Rafaela Pereira Toni Coutinho (3ª Vara). “Com equipe de magistradas completa, o bom andamento processual e a prestação jurisdicional ficam garantidos”, disse o juiz corregedor.

Números – Atualmente, tramitam em Pombal 9.053 processos. Só este ano, foram 780 novas ações distribuídas. No ano passado, foram 2.751 processos distribuídos pelas três unidades judiciárias. De acordo com os dados da inspeção, na 2ª Vara de Pombal estão ativos 2.962 feitos, dos quais 1.275 receberam provimento da Corregedoria.

Por Fernando Patriota