O desembargador Nilo Luis Ramalho Vieira e os juízes-corregedores Leandro dos Santos e Antonieta Lúcia Maroja Nóbrega participam, nesta quarta-feira (27), a partir das 9h, do Encontro das Corregedorias Gerais de Justiça, no Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em Brasília (DF). Nilo Ramalho vai representar, na ocasião, o corregedor-geral da Justiça do Estado, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos. O evento será aberto pela corregedora do CNJ, ministra Eliana Calmon.
Na oportunidade, os corregedores vão debater propostas para o aprimoramento do Poder Judiciário brasileiro. Com o tema “Eficiência das Corregedorias dos Tribunais de Justiça”, o seminário pretende debater, de forma objetiva e prática, medidas de sucesso já tomadas pelas corregedorias estaduais com o objetivo de dar maior celeridade e eficácia à prestação jurisdicional. Em conjunto, os corregedores vão propor uma estratégia de ação que garanta maior eficiência aos órgãos de controle interno do Judiciário dos Estados.
Debates – O Encontro das Corregedorias foi iniciado na última quinta-feira (21). No primeiro dia, o evento foi destinado aos tribunais de justiça de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na sexta-feira (22), foi a vez dos representantes de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Tocantins e Rondônia.
Nesta terça-feira (26), a reunião será destinada às corregedorias do Acre, Amazonas Roraima, Pará, Amapá, Maranhão e Piauí. Na quarta (27), último dia do evento, contribuirão para os debates os representantes da Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Por Marcus Vinícius Leite