Depois de quatro comarcas, projeto “Cantinho da Criança” será instalado em Ingá

5 de maio de 2014

alessandra2Muitas vezes o ambiente formal de um fórum causa certa inquietude em algumas crianças, quando são levadas por seus pais para realização de audiências, consulta processual ou atendimento pela Defensoria Pública. Pensando nessa questão, a juíza titular da 2ª Vara de Ingá, Alessandra Varandas (foto), decidiu criar um espaço especialmente destinado às crianças, que ela denominou “Cantinho da Criança”.

Segundo a magistrada, com apoio dos servidores foi possível arrecadar brinquedos, como carrinhos e bonecas, livrinhos, mesa infantil com cadeiras, lápis de cor e desenhos para colorir. “Os materiais foram doados por mim e pela minha equipe de funcionários. Juntos ficamos muito felizes com os resultados”, comentou Alessandra Varandas.cantinho2

Ela lembra que o projeto teve início na comarca de Sumé, após Bonito de Santa Fé, Conceição, Esperança “e, agora, estamos nos preparando para implantar em Ingá”. A juíza disse que as crianças que frequentavam Fórum ficaram encantadas e envolvidas com aquele espaço, às vezes sem querer ir embora. Já as mães, ficam tranquilas aguardando a audiência ou o atendimento e satisfeitas em ter uma boa oportunidade para brincar com seu filhos, principalmente com pinturas.

“Quando fui juíza da Vara Única de Sumé, que também tem competência na área de Família, percebi que as crianças não se sentiam à vontade naquele ambiente formal, algumas choravam e pediam a seus pais para irem embora, foi quando decidi fazer um cantinho só para elas”, lembrou.

Por Fernando Patriota