Encerramento da correição na Comarca de Boqueirão ocorreu nesta sexta-feira (30) com orientações

30 de junho de 2023

Análise de processos eletrônicos e físicos, de livros, documentos da comarca, dados e estatísticas. Verificação de estrutura física do Fórum, Depósito, Arquivo e Cofre. Visitas ao CREAS, CRAS, CAPs, Conselho Tutelar e Cadeia pública (desativada), além de todos os cartórios extrajudiciais. Orientações para melhoria da prestação jurisdicional. Essas foram as ações que marcaram a atuação da Corregedoria Geral de Justiça da Paraíba durante a correição realizada toda a semana na Comarca de Boqueirão.

Nesta sexta-feira (30), ao encerrar as atividades correcionais, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Carlos Beltrão, ressaltou a dedicação dos servidores e funcionários atuantes na Comarca.

“Fomos bem recepcionados e presenciamos um trabalho realizado de forma coesa e dedicada. Visitamos órgãos e instituições que atuam com a Justiça e vimos que estão funcionando de forma regular, o que nos dá a certeza de estarmos colaborando. Com zelo e cuidado, vamos atuando na implementação de mais eficiência, unidade e produtividade para o Judiciário”, afirmou.

A juíza corregedora Aparecida Gadelha informou, também, que a Comarca terá de cumprir provimentos lançados nos processos (tanto por parte do cartório, quanto do gabinete), bem como algumas determinações em relação ao Arquivo e à remessa de armas. “São medidas para aperfeiçoar a prestação jurisdicional na Comarca, que vem contando com a atuação de juízes substitutos”, completou.

O juiz corregedor Carlos Neves expôs que o resultado da correição foi exitoso, tanto na área extrajudicial, quanto judicial e administrativa. “Em relação à área criminal, observamos que a Cadeia local encontra-se interditada por conta de uma acordo para reconstrução da unidade. No entanto, vimos a inadequação do local. A Corregedoria irá fazer gestões junto à Administração Penitenciária para que isso se resolva da forma mais efetiva possível. No mais, observamos a devida regularidade no cumprimento dos regimes aberto, semiaberto e livramento condicional”, acrescentou.

Além de Boqueirão, foram alcançados pelo procedimento correcional os municípios de Alcantil, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Cabaceiras, Riacho de Santo Antônio e São Domingos do Cariri, que integram a Comarca.

Por Gabriela Parente