Na próxima sexta-feira (10), às 10h30, no auditório da Corregedoria Geral da Justiça, serão premiadas oito redações sobre o tema ““Adoção – Um novo começo!””, feitas por alunos de escolas da rede metropolitana pública e privada do Estado. Os quatro primeiros lugares ganharão um notebook cada, e os quatro seguintes receberão câmeras digitais e um pen drive, cada um. Todos os oito ganhadores levam, ainda, um kit com livros paradidáticos, gramática e dicionário. A iniciativa faz parte da 4ª edição da “Campanha de Adoção” realizada pela Corregedoria e pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja).
Na ocasião, também será lançado um livro com a coletânea de todas as redações vencedoras, inclusive dos concursos de redações das campanhas anteriores. Segundo os organizadores do concurso, o objetivo é “estimular o pensamento, a pesquisa, a criatividade e o raciocínio dos alunos sobre os direitos e a necessidade de uma criança e um adolescente pertencerem a uma família”.
A Ceja informou que, este ano, foram corrigidas, em média, 80 redações. Também revelou que o objetivo tem sido alcançado, pois os textos dos alunos mostram que o preconceito com relação à adoção vem diminuindo, consideravelmente.
Campanha – Foi iniciada em 25 de maio, (dia Nacional da Adoção) e, finalizada no dia 12 de outubro. Antes do lançamento, a Ceja visitou diversas escolas da região metropolitana, promovendo palestras e distribuindo cartilhas para alunos do 6º ao 9º ano, a fim de esclarecer e diminuir preconceitos em relação à temática.
Por Gabriela Parente