A Corregedoria Geral de Justiça vai realizar 11 inspeções e três correições até o mês de agosto, de acordo com o cronograma de trabalho previsto para 2011. No mês de maio, os corregedores realizaram correição no 2º Juizado Especial Cível de Campina Grande e na Vara Única de Jacaraú. O corregedor geral, desembargador Nilo Luiz Ramalho Vieira observou que os procedimentos foram dinamizados com a divisão das unidades judiciárias em três grupos de trabalho.
Com a nova sistemática cada corregedor auxiliar se responsabiliza pela atuação nas comarcas inseridas no respectivo grupo. O primeiro grupo tem a responsabilidade do magistrado Geraldo Emílio Porto. O segundo ficou com o juiz Carlos Eduardo Leite Lisboa e o terceiro tem à frente Carlos Antônio Sarmento, todos sob a coordenação geral do desembargador Nilo Ramalho.
O desembargador Nilo Ramalho Vieira explica que, tanto as inspeções, quanto as correições, são realizadas em conjunto pelos juízes-corregedores. “Nas inspeções são examinados todos os feitos ativos. Já nas correições são examinados, além dos ativos, os processos criminais baixados nos últimos 10 anos”. O magistrado acrescentou que, decorridos os prazos das inspeções e das correições, os corregedores retornam à unidade judiciária para realizar a revisão, que é outro procedimento da Corregedoria.
O trabalho de auditagem é feito individualmente por cada juiz corregedor nas respectivas unidades judiciárias de seu agrupamento. Segundo ainda o desembargador, a Corregedoria estuda a possibilidade de um calendário para as unidades judiciárias da grande João Pessoa que serão submetidas a correições e inspeções no ano de 2011.