CGJ ações para o mês de novembro em quatro comarcas da Paraíba

3 de novembro de 2014

Belem3A Corregedoria Geral de Justiça divulgou seu calendário de ações para o mês de novembro. Serão realizadas revisões, inspeções, orientação para reorganização dos ambientes dos cartórios e ajuda na implantação do método de localização rápida de processos físicos por tarjas coloridas.

Nesta semana, nos dias 3 (segunda-feira) e 4 (terça-feira), tem início uma inspeção na Vara Única da comarca de Umbuzeiro, onde também será implantando a organização cartorária e método de localização rápida de processos físicos através de tarjas coloridas, bem como haverá revisão na comarca de Queimadas.

Na próxima semana – de 10 a 14 – a Corregedoria estará na 2ª Vara da Fazenda de Campina Grande, para promover uma revisão de inspeção e a 7ª Vara da mesma comarca, também vai passar pelo processo de organização do cartório com implantação das tarjas coloridas.

Durante a terceira semana deste mês – de 17 a 21 – os corregedores vão inspecionar a 3ª vara da comarca de Monteiro e organizar os cartórios das 1ª e 2ª varas daquela comarca. Por fim, na quarta e última semana, entre os dias 24 e 28, haverá inspeção na Vara Única da comarca de Santa Luzia, com otimização do cartório e implantação do método de localização rápida de processos físicos.

Envolver a sociedade – Além desses trabalhos administrativos, os corregedores sempre se reúnem com representantes das prefeituras locais, da Câmara Municipal, da Igreja, da polícia, associações e da imprensa. “O objetivo é envolver a comunidade com a Justiça e esclarecer o papel da Corregedoria Geral de Justiça. Desta forma, estamos firmando a vertente em ser um órgão orientador e uniformizador de procedimentos judicias e não apenas fiscalizador e, eventualmente, punitivo”, comentou o corregedor-geral de Justiça, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, que sempre acompanha os trabalhos de sua equipe de perto.

A equipe de corregedores é formada pelos juízes Rodrigo Marques Silva Lima (Grupo I), Meales Medeiros de Melo (Grupo II) e Carlos Antônio Sarmento (Grupo III). Os grupos estão relacionados à distribuição das 77 comarcas do Estado.

Por Fernando Patriota