O corregedor-geral do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador José Carlos Malta Marques, o juiz-corregedor Fernando Tourinho e o juiz-auxiliar do presidência do TJAL, Alexandre Lenine Pereira, visitaram o TJPB nesta terça-feira (1º) para conhecer o processo eletrônico da Vara de Execução Penal. O projeto foi apresentado pela analista de sistemas Emanuelly Rolim e pela secretária de Tecnologia da Informação (STI), Lourdes Coutinho.
O sistema eletrônico da VEP é uma tecnologia desenvolvida pelo Tribunal de Justiça da Paraíba e que está sendo difundido no País pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo informou Fabiano de Abrantes, coordenador de Suporte e de Redes do TJPB, os tribunais estaduais da Bahia e do Pará já estão na fase de implantação do sistema.
“Fizemos a constatação, in loco, do bom funcionamento do sistema da VEP na Paraíba, conforme informações de vários colegas corregedores. Por isso, de certo modo, não tivemos surpresa”, disse o corregedor-geral do TJAL. Ele também informou que estão em busca de soluções e de parcerias, para que possam fazer a implantação do sistema no Estado de Alagoas.
“Pretendemos utilizar o modelo que está funcionando na Paraíba, com as particularidades que são próprias do nosso Estado, porque a praticidade que nós constatamos aqui, a facilidade no manuseio, que é um fator importantíssimo, faz com que esse sistema desenvolvido pelo setor de informática do TJPB, possa ser exportado para todos os estados”, concluiu.
Também acompanharam a apresentação o corregedor-geral da Paraíba, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, o juiz-corregedor Fábio Leandro e o juiz da VEP da Capital, Carlos Beltrão.
Por Gabriella Guedes