Corregedores debatem Segurança Pública na Comarca de Cabedelo

28 de fevereiro de 2024

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Carlos Beltrão, e os juízes corregedores Antônio Carneiro e Carlos Neves se reuniram nesta quarta-feira (28) com representantes da Segurança Pública da Comarca de Cabedelo e da Gerência de Segurança do TJPB para tratar sobre a política e as práticas de combate ao crime naquela localidade.

“Essa união de forças é fundamental para planejarmos ações e promovermos a aproximação entre os juízes que atuam na área e os órgãos de Segurança Pública. Enquanto Corregedoria, buscamos saber o que precisa ser melhorado em termos de comunicação e ação efetiva”, disse o corregedor-geral, ao abrir a reunião.

Para o juiz corregedor Antônio Carneiro, os problemas da Comarca são complexos e precisam ser enfrentados em rede para que seja dada uma resposta positiva à sociedade.

Juiz corregedor Antônio Carneiro defende atuação conjunta entre Judiciário e Segurança

“Ao final da correição, serão emitidas determinações e concedidos prazos para algumas medidas. A premissa da segurança pública é a prevenção. Precisamos de uma ação articulada voltada a aperfeiçoar muitos aspectos relacionados à matéria”, disse Antônio Carneiro.

Os presentes dialogaram sobre os serviços de Inteligência das Polícias, as operações em andamento na Comarca, os mandados de prisão, o fluxo da remessa de armas para a Gerência de Segurança Institucional do TJPB, o aprimoramento e a reciclagem em relação ao Projeto Acesso Seguro na unidade judiciária, entre outros assuntos.

Ao relatar detalhes sobre a atuação das facções criminosas na cidade, o subcomandante da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar (6ª CIPM), capitão Fábio Moreira, afirmou que existe uma atuação conjunta exitosa entre as polícias em Cabedelo, bem como com a magistratura local.

O delegado de Polícia Civil Luiz Eduardo, que atua no Núcleo de Homicídios de Cabedelo, defendeu que a ação integrada é fundamental. “Acredito que este ano, com a união entre as forças de Segurança, a Justiça e o Ministério Público, poderemos conseguir números melhores em relação à Segurança em Cabedelo”, disse.

Também participaram da reunião o gerente de Segurança Institucional do TJPB, coronel Gilberto Moura, e o servidor Jardel Rufino, coordenador do Projeto Acesso Seguro.

Por Gabriela Parente