Corregedor vai visitar todas as comarcas, otimizando serviços e valorizando o primeiro grau

2 de julho de 2014

marcio5O corregedor-geral de Justiça, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos (foto), vai visitar todas as 77 comarcas do Estado, até o final deste ano. Segundo levantamento da Diretoria da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), mais de 90% das unidades judiciárias já foram visitadas pelo magistrado, sempre com o objetivo de orientar juízes, servidores e aperfeiçoar o funcionamento do Judiciário estadual.

Além dos trabalhos administrativos de correição, inspeção, revisão e auditagem, as equipes da CGJ se reúnem com representantes das prefeituras, das câmaras municipais, da Igreja, imprensa, segurança, associações, sindicatos, com o objetivo de envolver a comunidade com Justiça e esclarecer o papel da Corregedoria. “Temos a proposta de administrar de forma participativa, com prioridade na continuidade das ações, mas sempre com o olhar voltado para as boas ideias dos nossos juízes e servidores, que visam melhorar o Judiciário do nosso Estado”, disse Márcio Murilo.

A produtividade dos cartórios em muitas comarcas vem crescendo, em parte devido a uma orientação da Corregedoria, para que os servidores dividam suas atribuições por dígitos dos processos, permitindo maior controle de produtividade. Por outro lado, são feitas reuniões com os servidores para otimizar a tramitação dos processos e atendimento ao público.

“Tenho quatorze anos de serviço e nunca vi um desembargador sentar junto com o servidores e ‘botar a mão na massa’ como fez o corregedor-geral. Ele participa efetivamente de todas as etapas do processo de melhoramento de nossos serviços. Hoje, a comarca tem mais processos arquivados que ativos. Isso é prova que as orientações da Corregedoria foram fundamentais”, afirmou o técnico judiciário e chefe do cartório da comarca de Caaporã, Irley Souza.

Na atual gestão da CGJ, além de outros projetos, teve início a “Busca Rápida de Processos Físicos por Tarjas Coloridas”, normatizado pela Resolução nº 58/2013. Com ele, o servidor pode encontrar um processo prioritário em menos de dois minutos. Essa metodologia já está presente em mais 40 comarcas e 56 varas do Estado. As tarjas são fixadas em locais pré-determinados do lado esquerdo da capa de autuação, atravessando o caderno processual da parte frontal a posterior. Assim as ações prioritárias são encontradas facilmente.

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Por Fernando Patriota