O corregedor-geral do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Leandro dos Santos, esteve no local das provas do 1º Exame Nacional dos Cartórios (Enac). As provas aconteceram nesse domingo (27), na Escola Professor Raul Córdula, em João Pessoa. Na Paraíba, 335 pessoas que se inscreveram no concurso e 259 participaram do certame. Leandro dos Santos fez parte de uma comitiva composta pelo presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho; e da representante da Corregedoria Nacional de Justiça, desembargadora, Agamenilde Dias Arruda.
Também estavam presentes o desembargador do TJPB, Francisco Seráphico da Nóbrega Filho (Primeira Câmara Especializada Cível do TJPB), Max Nunes de França (juiz auxiliar da Vice-presidência do Tribunal), Renata Câmara (juíza corregedora) e Manoel Abrantes (presidente da Comissão de Heteroidentificação).
Os candidatos (as) concorrem à certificação que funcionará como pré-requisito para a inscrição em concursos públicos de provimento e remoção referentes à titularidade dos serviços notariais e de registro declarados vagos, realizados pelos Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal e dos Territórios. O 1º Enac, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem o apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba. “Acompanhamos o início do Exame, representando o Poder Judiciário e estamos imbuídos para o pleno êxito e o sucesso desse processo seletivo, que é um exemplo de cidadania”, realçou o desembargador Fred Coutinho.
Já Leandro dos Santos, disse ser a ocasião um momento marcante da gestão, envolvendo os Cartórios Extrajudiciais. “O Poder Judiciário definiu que os cartórios deveriam ser preenchidos por concurso público. Mérito, porque sabíamos que eram nomeações, as quais eram repassadas como se fosse uma herança, criando uma cadeia hereditária. O Exame veio, exatamente, materializar o mérito. Por isso, toda esta estrutura para mostrar a lisura do procedimento”, comentou.
Gecom/TJPB