Corregedor conhece projetos sociais viabilizados com verbas de transações penais em Patos

5 de abril de 2022

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Fred Coutinho, a juíza Joscileide Ferreira de Lira (titular do 2º Juizado Especial Misto de Patos) e o chefe de cartório José Bonifácio (do 1º Juizado) estiveram, nesta terça-feira (5), na Associação Patoense de Apoio ao Portador de Câncer e no Nosso Lar Tio Juca – instituições, cujos projetos sociais desenvolvidos são financiados por meio de verbas oriundas das transações penais realizadas nas unidades.

Luiz Nilo, corregedor Fred Coutinho e juíza Joscileide de Lira

O Nosso Lar Tio Juca é o departamento de promoção social da União Espírita, dirigida por Luiz Nilo de Araújo. Por meio da parceria com o Judiciário e das verbas das transações penais, a instituição pode oferecer sopas e cestas básicas a 120 famílias cadastradas, além de enxovais a gestantes carentes.

Foi uma honra recebê-los aqui. Muito importante este contato e a receptividade que sempre tivemos do Judiciário. Esta parceria vem de 2015 e ampliou muito o alcance do projeto”, informou Luiz Nilo.

Também Lenice Fernandes, presidente da Associação Patoense de Apoio ao Câncer, reforçou a importância da parceria com o Judiciário local para a continuidade do trabalho realizado, que atende, hoje, mais de 700 pacientes cadastrados.

Com a parceria, já conseguimos um carro para a instituição, reformas, cadeiras de roda, camas hospitalares, andadores, e muitos outros itens fundamentais. Quando atendemos uma pessoa com câncer, cuidamos também de toda a família, que busca na instituição uma colaboração, uma medicação, um apoio”, revelou.

A ampliação do alcance de projetos sociais, proporcionada pelas transações penais, também foi destacada por todos os integrantes do Judiciário que estiveram na instituição.

Por Gabriela Parente