A Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), definiu que o slogan da campanha de adoção para o ano de 2011 será selecionado entre as sugestões de alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental das redes pública e privada da região metropolitana de João Pessoa. A reunião aconteceu na sede da Corregedoria Geral de Justiça, no bairro do Altiplano. O tema escolhido será o mesmo para o “V Concurso de Redação sobre Adoção” para os alunos 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O concurso será lançado no dia 25 de maio, no evento em comemoração ao Dia Nacional da Adoção.
Durante a reunião os membros da Comissão definiram também, entre as ações para 2011, atualizar os dados de todos os abrigos do Estado, bem como lançar a cartilha “Adoção Passo a Passo”, nas versões inglês, francês e espanhol, para incentivar a adoção e diminuir os medos que ainda existem em torno do assunto. A comissão decidiu ainda criar o selo o “Parceiros da Criança e do Adolescente”, que representará a Ceja.
Os trabalhos da Ceja envolvem, também, habilitação de casais estrangeiros para adoção internacional; habilitação dos servidores e magistrados das comarcas para o Cadastro Nacional de Adoção (tanto de crianças e adolescentes acolhidos, como adolescentes em conflito com a Lei); Atualizações de organismos credenciados, Conselhos Tutelares do Estado e programas relativos à Infância e Juventude na Paraíba, além de reuniões mensais com o grupo de trabalho Abrigo.
A Ceja é composta pelo corregedor-geral do Estado, Nilo Luís Ramalho Vieira (presidente); o desembargador Leôncio Teixeira Câmara (vice); o juiz-corregedor, Geraldo Emílio Porto; a juíza Isabella Joseanne Assunção Andrade de Souza; o corregedor-geral do Ministério Público, Alcides Orlando de Moura Jansen; a promotora de Justiça, Soraya Escorel; o presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Wilson Quirino da Silva; a assistente social Rosa Emília de Albuquerque; a psicóloga Malba Delian Nóbrega; e as secretárias Cleide Márcia Cavalcante e Ana Lúcia Correia.
Alice Carvalho