CGJ realiza webinário para tirar dúvidas dos cartórios sobre o sistema após o primeiro mês de funcionamento

2 de dezembro de 2021

Após o primeiro mês de funcionamento do Sistema de Arrecadação de Emolumentos (Sare), em vigor desde o dia 1º de novembro nos cartórios extrajudiciais do Estado, a Corregedoria Geral de Justiça da Paraíba promoveu, na tarde dessa quarta-feira (1º), dois encontros junto às serventias para avaliação e retirada de dúvidas sobre a ferramenta. Os trabalhos foram conduzidos pelo juiz corregedor do Grupo 2 (responsável pela pasta do Extrajudicial), Ely Jorge Trindade.

O primeiro momento ocorreu com os representantes do Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN) do Estado. Em seguida, a matéria foi debatida junto aos cartórios com as demais atribuições (Notas e Registros). De acordo com o gerente de Fiscalização Extrajudicial, Sebastião Alves, a divisão permitiu abordagens com enfoques específicos, visto que os RCPNs possuem uma dinâmica mais simplificada junto ao Sare.

“O propósito foi apresentar algumas orientações e esclarecer dúvidas quanto à operação do sistema que surgiram neste primeiro mês, após o contato com a ferramenta. As mais frequentes estavam relacionadas a dificuldade de acesso, emissão de guias e relatórios. Também aproveitamos o momento para fornecer mais conhecimento sobre o Sare e ouvir sugestões de melhorias”, pontuou o gerente.

Esclarecimentos também foram prestados pela diretora de Economia e Finanças do TJPB, Izabel Vicente Izidoro da Nóbrega, que explicou o funcionamento do sistema de rateio a partir do pagamento das guias, entre outras informações financeiras relacionadas à nova sistemática.

O webinário também contou com a colaboração do gerente de Sistemas da Diretoria de Tecnologia da Informação do TJPB, Júlio Paiva, e do servidor da Ditec, Cássio de Freitas.

Por Gabriela Parente