Ceja premia alunos vencedores dos concursos de redação, frase e desenho

17 de dezembro de 2013

premioA Corregedoria Geral de Justiça, através da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), premiou os vencedores do VII Concurso de Redação sobre Adoção e do III Concurso de Tema e Desenho Sobre Adoção. A solenidade aconteceu nessa segunda-feira (16), no auditório do Complexo Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba, no Bairro Altiplano, em João Pessoa. Os alunos vencedores, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, receberam notebooks e tabletes, além de livros didáticos.

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, presidiu a mesa de autoridades e falou da importância dos dois concursos. “Todos os participantes estão de parabéns. Os concursos já fazem parte do calendário anual da Corregedoria e é uma forma de valorizar a adoção em seu alcance social e familiar. Quero também parabenizar a equipe da Ceja, pelo excelente trabalho desenvolvido”, comentou Márcio Murilo.

De acordo com a secretária administrativa da Ceja, Ana Cananéa, participaram dos concurso alunos de 116 escolas públicas e privadas da região metropolitana de João Pessoa e cidades vizinhas. Foram inscritos 3.293 trabalhos, sendo selecionados 30 redações, 25 frases e 09 desenhos, para avaliação da Comissão Julgadora. “Nosso objetivo é incentivar, de forma consciente, o ato da adoção. Para isso, recebemos o apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba e da Corregedoria Geral de Justiça para a realização dos referidos concursos”, comentou a secretária, que é psicóloga.

Foram parceiros do TJPB e da CGJ a Coordenadoria da Infância e Juventude da Paraíba, o Ministério Público, a 1ª Regional de Ensino do Estado e as secretarias de Educação dos municípios de Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Lucena, Mari, Santa Rita e Sapé.

Cada participante concorreu, individualmente, com um trabalho. De acordo os critérios estabelecidos pela comissão do VII Concurso de Redação, texto dissertativo, narrativo, descritivo ou poético teve que ser original e inédito. “Os alunos também tiveram que manter uma coerência pertinente ao tema, com ideias e vocabulários compatíveis a sua categoria”, explicou Cananéa. A Comissão considerou positiva a participação das escolas, até porque, o objetivo maior é fomentar a discussão sobre adoção de forma legal e consciente.

Homenagem – A Comissão Estadual Judiciária de Adoção, durante a entrega dos prêmios, homenageou a servidora da Ceja, Rosa Emília Albuquerque de Melo, que faleceu há 30 dias. “Sempre foi uma pessoa alegre, amiga e excelente profissional”, comentou Ana Cananéa, depois de ler uma mensagem em nome de todos que compõem a Corregedoria Geral de Justiça. Ainda em sua homenagem foi respeitado um minuto de silêncio.

Resultado Final

Redação

6º Ano

1º lugar: Ana Caroline Roline Ferreira de Oliveira, Escola Municipal de Ensino Fundamental Fenelon Câmara, João Pessoa

2º lugar: Camila Ferreira Gomes Codevilla, Colégio GEO SUL, João Pessoa

 

7º Ano

1º lugar: Ana Gabrielly Silva Gomes , Escola Municipal Profª Elizabeth Ferreira da Silva, Cabedelo

2º lugar: Ana Júlia Fernandes Brito Ameno, Colégio Motiva Ambiental, João Pessoa –

 

8º Ano

1º lugar: Gabriel Ferreira Gonçalves, Escola Municipal Profª Elizabeth Ferreira da Silva, Cabedelo

2º lugar: Guilherme Araújo Costa, Escola Municipal Profª Elizabeth Ferreira da Silva, Cabedelo

 

9º Ano

1º lugar: Fernanda Pereira Reis, Escola Municipal Maria Pessoa Cavalcanti – Cabedelo

2º lugar: Rubênia Rosas da Silva, Escola Municipal Professora Zélia Correia do Ó – Alhandra

 

Frases

1º lugar

Adoção: Para este ato não existem fronteiras

Williane Ribeiro Chaves – 5º ano – E.E.E.F. Gonçalves Dias – João Pessoa

2º lugar

Sou adotado! Sou feliz.

João Vitor Bispo França – 3º ano

E.E.E.F. Des. Botto de Menezes

 

Desenhos

1º lugar – Fabrício Ferreira de França Soares – 4º ano – E.E.E.F. Coração Divino – João Pessoa

2º lugar – Letícia Mendes da Silva – 5º ano – E.M. Padre Bartolomeu de Gusmão – João Pessoa

 

Por Fernando Patriota