Campanha de adoção e concurso de redação sobre o tema serão lançados no dia 23, em Tambaú

16 de maio de 2014

A Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) vai lançar sua 8ª Campanha de Adoção. O evento será no dia 23 deste mês, às 17h, na Feirinha de Tambaú, orla marítima da Capital. Órgão da Corregedoria Geral de Justiça, a Ceja tem como parceiros nessa versão da campanha a 1ª Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba, Ministério Público, Prefeitura de João Pessoa, Energisa e 1ª Região de Ensino.

Dentro da programação também será lançado o 8º concurso de redação, com o tema “Adoção: uma escolha de amor”. Aqui, alunos dos 6º ao 9º anos das escolas públicas e privadas podem se inscrever.

A partir do dia 23, a equipe da Ceja vai visitar as escolas de João Pessoa, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Sapé, Mari, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Conde, Caaporã e Alhandra. “O objetivo dos encontros é enfatizar a importância da adoção e fomentar o concurso de redação”, adiantou a secretária administrativa da Comissão, Ana Camanéa. Serão premiados oito alunos e a entrega dos prêmios acontecerá no dia 13 outubro.

A Comissão Estadual Judiciária de Adoção é competente para habilitação de adoção internacional e promove campanhas de divulgação e esclarecimentos sobre a adoção de forma legal e consciente. “Nossas campanhas estimulam o pensamento e criatividade dos alunos do ensino fundamental e ao mesmo tempo esclarece o ato e a forma correta de adotar”, destacou a secretária.

O que é? – Adoção é o ato legal de tornar filho alguém concebido por outra pessoa. Quem tem mais de 18 anos, independente de estado civil, pode adotar uma criança ou adolescente. Aquele que adota tem que ser, pelo menos, 16 anos mais velho do que a criança ou adolescente a ser adotado. Algumas pessoas não podem adotar, como avós ou irmãos do adotando.

O processo de adoção começa com a inscrição dos interessados no cadastro de pretendentes à adoção, mediante apresentação dos documentos necessários. A inscrição pode ser feita no fórum da cidade onde residem os interessados. O próximo passo é uma entrevista com o serviço de assistência psicossocial do fórum onde foi feita a inscrição. Terão preferência, na ordem de chamadas os residentes do Estado da Paraíba.

Por Fernando Patriota