TJPB instala nesta sexta-feira o Complexo Judiciário da Infância e da Juventude de CG

25 de outubro de 2013

A presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, entrega na manhã desta sexta-feira (25), às 10h30, o Complexo Judiciário da Infância e da Juventude “Irmã Maria Aldete do Menino Jesus”, em Campina Grande. A inauguração da unidade judiciária fecha a programação das comemorações dos 122 anos do TJPB.

O Complexo Judiciário da Infância e da Juventude vai funcionar no prédio da antiga Faculdade de Serviço Social de Campina, localizado na rua Antônio Guedes de Andrade, 114, no Bairro do Catolé, nas imediações do Parque da Criança.

De acordo com a diretora do Fórum Afonso Campos, juíza Ana Christina Penazzi, a entrega do novo espaço é um marco para a cidade de Campina Grande. “Campina é a primeira comarca contemplada com um complexo desse porte, que vai atender às necessidades de uma Vara da Infância”, disse.

Ela lembra que o Complexo Judiciário terá salas para equipes multidisciplinares, com psicólogos e assistentes sociais, espaços kids, incluindo uma brinquedoteca, e sala de escuta especial, além de outros equipamentos inerentes ao acolhimento de crianças e adolescentes. “O objetivo do Complexo é proporcionar melhor e maior capacidade de atendimento aos menores em situação de risco”, afirma a magistrada.

Segundo a juíza, haverá uma sala especial no Complexo Judiciário destinada à criança vítima de violência, preparada para acolher aquelas que têm dificuldade de falar depois de sofrerem agressões. “Elas vão ficar bem à vontade. É um espaço lúdico!”, comentou.

Outra novidade é que Campina Grande, com a instalação do Complexo Judiciário, poderá ganhar mais uma Vara da Infância e da Juventude.

Irmã Aldete – A escolha da denominação do prédio é em decorrência do trabalho desenvolvido em Campina Grande pela irmã em favor do amparo e assistência aos menos favorecidos. A irmã Maria Aldete nasceu no interior do Ceará, na Fazenda Córrego Fundo, e já aos 14 anos descobriu sua vocação religiosa ao ingressar no noviciado da Ordem das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição, em Salvador, ordenando-se freira em dezembro de 1932.

Após sua passagem por diversas cidades, o destino acabou por conduzi-la a Campina Grande, onde passou a devotar todas as suas forças na condução da Casa da Criança Dr. João Moura.

Gecom/TJPB –  Kubitschek Pinheiro