A supervisora da Gerência de Fiscalização Judicial da Corregedoria Geral de Justiça da Paraíba, Monyque Coutinho, participará, nesta quinta-feira (27), às 16h, de uma live na qual vai tirar dúvidas dos expectadores sobre o Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP). A live será transmitida pelos canais da conta PJe mais no YouTube (Pjemais – Processo Judicial eletrônico facilitado) e no Instagram (@pjemais ).
A convidada é gestora regional do sistema e participou na semana passada das Jornadas Nacionais de Qualificação do BNMP 2.0, realizadas pelo CNJ. A servidora explicou que o BNMP2 é de extrema importância para a Justiça Criminal pois a partir dele se faz a gestão dos documentos atinentes às ordens de prisão e soltura expedidas em todo o território nacional.
“Como um sistema que depende da alimentação manual, a informação que chega a ele deve estar correta, a fim de que possamos ter um verdadeiro retrato da situação penal do país, por isso é fundamental saber alimentá-lo corretamente”, disse Monyque.
Conforme um dos produtores de conteúdo à frente do canal Pjemais, Francisco Máximo, (assessor em exercício no 7º Juizado Especial Cível da Capital), a live promoverá uma conversa descontraída sobre as dúvidas mais corriqueiras existentes em relação à utilização do sistema.
Francisco explicou, ainda, que o canal PJemais tem o objetivo de democratizar a informação e facilitar o acesso dos usuários do PJe a tutorais que podem auxiliar a otimização de rotinas digitais e processuais. O trabalho é voltado para servidores dos diversos tribunais, magistrados, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, advogados e operadores que lidam com a ferramenta.
“Porém, a ideia tem sido expandida, alcançando outros temas além do PJe, a exemplo dessa live sobre o BNMP”, acrescentou.
Por Gabriela Parente