O presidente em exercício do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, e o corregedor-geral de Justiça, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, participam do 100º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, que acontecerá entre os dias 25 (quinta-feira) e 27 (sábado) na cidade de Salvador (BA). Durante o evento, os magistrados vão discutir assuntos específicos, com o objetivo de alinhar o entendimento de todos os tribunais e propor soluções comuns sobre assuntos específicos das Justiças estaduais.
A abertura do encontro está marcada para às 18h30, na sala do Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), pelo presidente do colégio de tribunais do Brasil, desembargador Milton Nobre, e pelo presidente do Poder Judiciário baiano, desembargador Eserval Rocha. Na ocasião, a presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, também fará a abertura dos trabalhos.
Na pauta, os magistrados e palestrantes discutirão questões pertinentes ao Judiciário brasileiro. Na sexta-feira, o ministro Marco Aurélio de Melo vai fazer de um painel sobre “Judiciário: Um Poder Independente?, já os conselheiros do CNJ, Saulo José Casali Bahia e Rubens Curado Silveira, respectivamente, vão ministrar palestras sobre ‘Celeridade Processual e a Administração Judiciária’ e ‘A Política de Atenção ao 1º Grau de Jurisdição’.
O encontro será encerrado no sábado (27), com uma exposição do IDP – Capacitação e Aperfeiçoamento de Magistrados e Servidores, além da divulgação da Carta de Salvador O documento é uma produção conjunta, onde são relacionados as deliberações dos membros do Colegiado.
Por Marcus Vinícius/TJPB