Relatório disponibilizado no ano de 2022

ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E FAMILIAR

A CEJA – Comissão Estadual Judiciária de Adoção realiza levantamento sobre os Acolhimentos na Paraíba, com o objetivo de melhor atender crianças e adolescentes que ali se encontram.

ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

Atualmente, a Paraíba possui 37 (trinta e sete) Instituições de Acolhimento, situadas em 24 (vinte e quatro) Comarcas, com 359 (trezentos e cinquenta e nove) acolhidos. O tempo médio de permanência na Instituição é de 1 ano e 1 mê ( houve uma queda em relação aos anos anteriores).

ACOLHIMENTO FAMILIAR

Embora o Programa de Acolhimento Familiar esteja instalado na maioria dos Municípios, nem todos estão em atividade. No momento, apenas João Pessoa e Pombal informaram o número de acolhidos nessa modalidade, que são 19.

ADOÇÕES NA PARAÍBA

A CEJA – Comissão Estadual Judiciária de Adoção também realiza um levantamento sobre o número de adoções no Estado da Paraíba, a fim de melhor adequar suas ações para o incentivo e estímulo às adoções, bem como, verificar o crescimento da adoção nos diversos municípios paraibanos.

A Paraíba possui, atualmente, 55 (cinquenta e cinco) Comarcas. No Biênio 2021/2022 foram realizadas (317) adoções e 285 (duzentos e oitenta e cinco) habilitações, sendo 315 (trezentos e quinze) adotantes residentes na Paraíba e 02 (dois) residentes em outros estados.

Para uma melhor exposição dos números referentes à adoção/habilitação e aos acolhimentos, no período de 2021 e 2022, seguem abaixo os gráficos:

Ranking das Comarcas com o maior número de adoções: 

Porcentagem de adoções por comarca:

Número de acolhidos por Comarca x Tempo médio de acolhimento: 

Quantidade de relação de pretendentes locais x de outros estados: 

Acesso as planilhas com os dados: