Magistrados de todas as unidades judiciárias do Estado têm até o dia 31 de março para preencher e enviar o formulário das auditagens eletrônicas que estão sendo realizadas pela Corregedoria-Geral de Justiça do TJPB, desde o dia 1º de março. Para realizar o procedimento, o usuário deve acessar o site da Corregedoria (https://corregedoria.tjpb.jus.br/ ) e clicar na aba “Auditagem Eletrônica”.
As auditagens estão previstas no Código de Normas Judicial da Corregedoria e consistem na coleta de dados informativos junto às unidades judiciárias, correspondentes, dentre outros, aos seguintes aspectos: número de processos conclusos com excesso de prazo, tanto para sentença quanto para despachos ou decisões; número de audiências adiadas, com justificativa; número de audiências adiadas por fato do Ministério Público, do defensor público ou do advogado. Além de informações processuais, deverão ser enviados, via formulário eletrônico, dados relacionados aos recursos humanos e tecnológicos de cada unidade.
Para o juiz-corregedor Fábio José de Araújo, é imprescindível que os juízes cumpram essa determinação, viabilizando, assim, o levantamento dos dados estatísticos sobre a situação de cada uma das unidades judiciárias do Estado.
“Além de ser uma previsão constante no Código de Normas, o procedimento permite o mapeamento da realidade e, consequentemente, o conhecimento sobre as necessidades das unidades judiciárias, de forma bem específica, possibilitando à Corregedoria uma atuação proativa em benefício do Judiciário”, afirmou o magistrado.
Fábio Araújo ressaltou, também, que a atual administração da Corregedoria, que tem à frente o corregedor-geral de Justiça, desembargador Fred Coutinho, está focada, não só na coleta das informações, mas, sobretudo, na propositura de ações conjuntas.
Por Gabriela Parente/Gecom-TJPB